400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

São Pedro da Aldeia ganha um novo Espaço Cultural nessa quarta-feira (04)

Por Renato Silveira em 03/02/2015
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Lazer, vai inaugurar nesta quarta-feira (04), ás 20h, o Espaço Cultural Casa dos Azulejos. A casa onde dormiu a princesa Isabel, quando passou pelo município no século 19, passou por reforma e ganhou nova mobília. A visitação estará aberta a partir de quinta-feira (5) de 10h às 17h

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Lazer, vai inaugurar nesta quarta-feira (04), ás 20h, o  Espaço Cultural Casa dos Azulejos. A casa onde dormiu a princesa Isabel, quando passou pelo município no século 19, passou por reforma e ganhou nova mobília. A visitação estará aberta a partir de quinta-feira (5) de 10h às 17h.


 

O imóvel de estilo colonial foi construído pela família Feliciano Gonçalves Negreiro em 1847,  com argamassa de argila, conchas e óleo de baleia. É revestido com azulejos fabricados em Portugal e o telhado de madeira é coberto por telhas de barro, do tipo que os escravos modelavam uma a uma sobre as coxas.

A Casa dos Azulejos recebeu ilustres visitantes no século XIX, entre eles a Princesa Isabel e seu marido o Conde d´Eu. Segundo registros, a família Negreiros vendeu a residência para Dona Lina Lopes Pinheiro, mãe do coronel Felipe Lopes Pinheiro - primeiro prefeito da cidade. A propriedade foi adquirida por 5:000$000 (cinco contos de réis), valor equivalente na época  a “três bons escravos”.

 

“Com a abertura deste novo espaço, o Governo Municipal vem atender o duplo objetivo; o de satisfazer uma antiga reivindicação de nossos visitantes no sentido de conhecer um bem cultural expressivo da nossa cidade e criar mais uma alternativa de turismo, cultura e lazer” comentou a secretária das pastas, Sandra Coelho.