400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

São Pedro da Aldeia inaugura Centro de Formação Continuada e realiza Seminário de Alfabetização

Por Viviane Teixeira em 10/11/2014
Imagem da Notícia: Amanhã, dia 11 de novembro, será realizado no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, o Seminário Municipal de Alfabetização - Transformando Saberes em Prática. O evento, que terá início às 8h para credenciamento e abertura oficial às 9h, contará com palestras e oficinas relativas ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, programa federal com atuação no município de São Pedro da Aldeia desde 2012. Neste mesmo dia, será inaugurado, pelo Prefeito Cláudio Chumbinho, o Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos, ao meio-dia.


Amanhã, dia 11 de novembro, será realizado no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, o Seminário Municipal de Alfabetização - Transformando Saberes em Prática. O evento, que terá início às 8h para credenciamento e abertura oficial às 9h, contará com palestras e oficinas relativas ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, programa federal com atuação no município de São Pedro da Aldeia desde 2012. Neste mesmo dia, será inaugurado, pelo Prefeito Cláudio Chumbinho, o Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos, ao meio-dia.



Na programação do Seminário, está a participação da pedagoga Fátima Silva, que falará sobre o tema “Prática de leitura, escrita e letramento no ciclo da alfabetização”. Às 10h15 haverá uma rodada de troca de experiências com os professores Aline Lopes, bruna de Souza Garrido e Vast Lessa Gomes Bastos, da Escola Municipal Elízio Henrique de Paiva. Às 10h30 acontece a palestra “Itinerários da Formação Docente: Caminhos para uma Prática Reflexiva”, com a professora e mestre em Educação, além de Coordenadora pedagógica da Rede Municipal de Petrópolis, Vivian Portilho. Às 11h20 tem peça teatral com a equipe do PNAIC de São Pedro da Aldeia.


Ao meio-dia acontece a inauguração do Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos e, às 14h, as oficinas de trabalho. Entre os temas de oficinas estão: “Formando alunos produtores de textos: um desafio possível”, com Marizete Nunes; “Cultura Afro-Brasileira: desafios na Implementação da lei 10.639/03, com Andréia Fernandes; “Literatura Infantil no ciclo de alfabetização: leitura de mundo e da escrita”, com Luciana Guimarães; “Alfabetizando com Arte”, com Rosangela Guimarães; “Os Jogos Matemáticos no Ciclo da Alfabetização”, com Elizabeth Gomes; “Dificuldades de Aprendizagem”, com Ana Maria Duarte, Francisca Silveira e Luciane Marinho e “Jogos Recreativos”, com Alan Motta e Rodrigo Viana.


Os professores que participarão das oficinas, do 1º ao 3º Ano, já fizeram a inscrição durante a capacitação do PNAIC realizada na última semana.


Centro de Formação Continuada – Com o objetivo de oferecer aos professores e demais profissionais da educação do município de São Pedro da Aldeia mais conforto e espaço próprio para cursos, capacitações e palestras, foi construído, pela Prefeitura, o Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos.


 

O espaço abriga setores como a Coordenação de Formação Continuada, Coordenação do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) e Coordenação do PNAIC. Além disso, conta com três salas de aula, com capacidade para palestras e cursos, uma sala de informática, um auditório e cozinha.



O Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos fica à Rua Francisco Santos Silva, s/n°, Nova São Pedro, ao lado do Teatro Municipal Dr. Átila Costa.