Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

São Pedro da Aldeia participa da X Conferência Nacional de Assistência Social

Por Gabrielly Costa em 11/12/2015
Imagem da Notícia: O município de São Pedro da Aldeia enviou uma delegada para participar da X Conferência Nacional de Assistência Social. A representação é feita pela psicóloga do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Kátia Simone Souza. Realizado em Brasília, o evento começou na segunda-feira (07) e termino na quinta-feira (10). Com o tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”, a Conferência tem como proposta avaliar a atual situação da Assistência Social e propor novas diretrizes para o aperfeiçoamento do SUAS.

O município de São Pedro da Aldeia enviou uma delegada para participar da X Conferência Nacional de Assistência Social. A representação é feita pela psicóloga do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Kátia Simone Souza. Realizado em Brasília, o evento começou na segunda-feira (07) e termino na quinta-feira (10). Com o tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”, a Conferência tem como proposta avaliar a atual situação da Assistência Social e propor novas diretrizes para o aperfeiçoamento do SUAS.




 “Os municípios de São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Iguaba Grande e Araruama representaram a região litorânea. Tivemos a presença da presidente Dilma Rousseff abordando impactos nos programas sociais com possíveis cortes, piso salarial, plano de cargos, carga horária entre outros temas”, falou Kátia Simone Souza.


Baseado na avaliação local, a Conferência Nacional tem como objetivo analisar, propor e deliberar diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado. A programação contou com abertura solene, palestra “Balanço dos 10 anos do SUAS”, plenárias simultâneas por região geográfica, plenárias temáticas simultâneas por dimensão, plenária final, aprovação das prioridades regionais e por dimensões e aprovação das moções.


Também foram realizadas rodas de conversas do SUAS com os temas: dignidade humana e justiça social – princípios fundamentais para a consolidação do SUAS; participação social como fundamento do Pacto Federativo no SUAS; primazia da responsabilidade do Estado por um SUAS Público, Universal, Federativo e Republicano; qualificação do trabalho no SUAS na consolidação do Pacto Federativo e Assistência Social é direito no âmbito do Pacto Federativo.