400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

São Pedro da Aldeia participa do Fórum da Undime

Por Mônica Marins em 03/04/2014
Imagem da Notícia: A secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia, através do secretário Evaldo Bittencourt, da secretária adjunta Edlúcia Marques e da subsecretária Fátima Motta, participa do 64º Fórum de Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro. O evento teve início na terça-feira (02) e prossegue até sexta-feira (04), em Cabo Frio.


A secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia, através do secretário Evaldo Bittencourt, da secretária adjunta Edlúcia Marques e da subsecretária Fátima Motta, participa do 64º Fórum de Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro.  O evento teve início na terça-feira (02) e prossegue até sexta-feira (04), em Cabo Frio.

Organizado pela União de Dirigente Municipais (Undime), o Fórum discutirá temas importantes para a educação. A palestra de abertura com a Coordenadora Técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, Maria Amabile Mansutti abordou as questões da aceleração da aprendizagem com o tema “Direito de Aprendizagem: uma proposta para correção do fluxo escolar”.

A programação continua nesta quinta-feira (03) e termina amanhã, sexta-feira. Acompanhe a programação:

Quinta-feira de manhã palestra: “A Escola Ideal para a construção do saber –Edificações Escolares - Coordenador da CODIN (Coordenação de Desenvolvimento de Infraestrutura)/FNDE - Sr. Rudybert Barros Von Eye.   

11h – Lançamento do Guia de Educação Integral e da Olimpíada de Língua Portuguesa no Rio de Janeiro – Fundação Itaú/CENPEC 12h – Debate.    

14h – Segurança Digital – Família mais segura na Internet – Dra. Patrícia Peck -  Advogada formada pela Universidade de São Paulo, coautora dos livros “e-Dicas”, “Internet Legal” e “Direito e Internet II”                                                              

 

15h – Mesa: Os Desafios da EDUCAÇÃO INFANTIL para a Rede Municipal de Ensino – Dra. Bianca Mota de Moraes – Coordenadora do Centro de Apoio à Educação/MPRJ; Professora Rita Coelho – Coordenadora Educação Infantil do MEC; Prof. Lincoln de Araújo Santos – representante do Conselho Estadual de Educação do RJ; Prof. Aristeo Leite Filho - Professor Adjunto da Faculdade de Educação na UERJ e membro do Conselho Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

 

16h20 – A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO – Dr. Eduardo Shinyashiki - palestrante, consultor, escritor, conferencista nacional e internacional e especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança aplicada à Administração e à Educação, Comunicação verbal e não verbal e Inteligência Emocional. Presidente da Sociedade Crer  Ser Treinamentos.

 

17h30 – O Plano Nacional de Educação e Os Caminhos da Educação Brasileira - Prof. Mozart Neves - Foi Reitor da Universidade Federal de Pernambuco e presidente da Andifes. Foi Secretário de Educação de Pernambuco e presidente do Consed. Foi Presidente Executivo do Todos Pela Educação. Trabalha nas áreas de Políticas Públicas da Educação e no Estudo de Estrutura de Moléculas.     

 

Dia 4/4 (SEXTA-FEIRA) 

 

09h - Educação Integral e(m) o Tempo Integral – Professora Dra. Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho - Professora associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. Atua na área da Educação, investigando as seguintes temáticas: educação integral e(m) tempo integral; Coordena o Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral (Neephi/UNIRIO)  

 

10h30 - A acessibilidade nos exames e avaliações em larga escalah reconhecer direitos e não fabricar a deficiência - Educação Inclusiva -  Rogerio Junqueira - Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), onde atua na Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. Dedica-se a pesquisas e análises no campo dos exames e das avaliações educacionais de larga escala, com ênfase no campo dos direitos das pessoas com deficiência, da acessibilidade e da Educação Especial.

 

11h30 - Plano de Carreira e o impacto do novo Piso salarial na Educação Municipal – Prof.Carlos Eduardo Sanches - Mestrando em Gestão e Políticas Educacionais na Universidade Nacional Três de Febrero, Buenos Aires, Argentina. Foi Secretário de Educação de Castro – PR (2005 a 2011), Presidente da Undime Nacional (2009 a 2011) e Presidente do Conselho Nacional do Fundeb (2010 a 2011). Membro titular do Conselho Estadual de Educação do Paraná.

 

13h - Encerramento