400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

São Pedro da Aldeia participa do I Seminário Estadual do PNAIC

Por Mônica Marins em 13/12/2013
Imagem da Notícia: Uma equipe da secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de São Pedro da Aldeia (SECEL) participou nessa quinta-feira (12) do I Seminário Estadual do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) realizado no centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro. Além do secretário Evaldo Bittencourt e da subsecretária Fátima Motta fizeram parte da comitiva de São Pedro da Aldeia a Coordenadora Municipal do PNAIC Elizângela Rigueira e as orientadoras de estudo: Beatriz Viera da Conceição, Paola Garrido, Vânia Gonçalves da Costa, Daiana Quintanilha Hezer, Janaína Cristina de Moraes Brandão e Iara Regina dos Santos Azevedo.

 

Uma equipe da secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de São Pedro da Aldeia (SECEL) participou nessa quinta-feira (12) do I Seminário Estadual do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) realizado no centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro.  Além do secretário Evaldo Bittencourt e da subsecretária Fátima Motta fizeram parte da comitiva de São Pedro da Aldeia a Coordenadora Municipal do PNAIC Elizângela Rigueira e as orientadoras de estudo: Beatriz Viera da Conceição, Paola Garrido, Vânia Gonçalves da Costa, Daiana Quintanilha Hezer, Janaína Cristina de Moraes Brandão e Iara Regina dos Santos Azevedo.

O seminário fez parte das atividades de formação continuada dos professores das séries iniciais do ensino público nas cidades do Rio de Janeiro desenvolvidas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Segundo os     organizadores o objetivo do evento foi aprofundar debate sobre temas cruciais da formação, em especial as relações entre políticas públicas, currículo e alfabetização e a questão da formação do leitor e do autor no ciclo de alfabetização.

No encontro foi privilegiado o debate sobre: “Escolas cicladas para alfabetização”                                             no estado do Rio de Janeiro em consonância com os objetivos que orientaram o pacto em 2013: contribuir para o aperfeiçoamento da qualidade do ensino público e para a compreensão do ciclo de alfabetização como forma de organização curricular que defende os direitos de aprendizagem dos alunos das nossas escolas.

Além de palestras com professores doutores renomados houve também a apresentação de banners de escolas de todas as regiões e polos do Estado do Rio de Janeiro. Na parte  da tarde foram formadas mesas redondas que debateram assuntos “Ciclo e Alfabetização”, “Políticas Públicas para currículo e alfabetização” e “Formação do leitor e autor no ciclo da alfabetização”. O encerramento foi com o lançamento do livro “A alfabetização nas cidades do Rio de Janeiro”.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro, através da Coordenação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) fez uma carta de agradecimento aos para os prefeitos e secretários de Educação pelo apoio em 2013 ao PNAIC.