Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

São Pedro da Aldeia pula do 19º para 8º lugar no recebimento do ICMS Verde

Por Renato Silveira em 17/10/2014
Imagem da Notícia: .Desde 2013, São Pedro da Aldeia vem elevando seu ICMS Verde devido aos investimentos na área ambiental, como destinação final dos resíduos sólidos, captação e tratamento do esgoto, entre outras. Em 2014 o município ficou em 19º lugar no Estado em relação ao recebimento da compensação, o que correspondeu ao recebimento extra de R$ 3.600.000,00/ano. Pois em 2015, a cidade passou dessa posição para a 8º, melhorando no ranking e, com certeza , aumentando os valores deste repasse. Os números ainda não estão definidos.

 

Desde 2013,  São Pedro da Aldeia vem elevando seu ICMS Verde devido aos investimentos na área ambiental, como destinação final dos resíduos sólidos, captação e tratamento do esgoto, entre outras. Em 2014  o município ficou em 19º  lugar no Estado em relação ao recebimento da compensação, o que correspondeu ao recebimento extra de R$ 3.600.000,00/ano. Pois em 2015, a cidade passou dessa posição para a 8º, melhorando no ranking e, com certeza, aumentando os valores deste repasse. Os números ainda não estão definidos.

 

 

A boa colocação de São Pedro da Aldeia nesse ranking ecológico se deve aos já citados investimentos de destino final do lixo, aumento de redes de esgoto e remediação do antigo lixão. Por conta disso, o prefeito Claudio Chumbinho ganhou, do Governo do Estado, o certificado de 2º lugar no Rio de Janeiro em remediação e 3º em destino de lixo (aterro sanitário).

O crescimento, nesse ranking ambiental, de acordo com a secretária de Ambiente, Lagoa e Pesca, Adriana Saad, acontece graças à recente criação do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica Aldeense e por aumento de rede de coleta de esgoto.

“O ICMS Verde é assim, o município tem que dar continuidade no trabalho ambiental comprovadamente. E estamos fazendo isso, para garantir uma melhor qualidade de vida à população e às futuras gerações. O prefeito Cláudio Chumbinho apóia nossos esforços e todo o repasse dessa compensação é utilizado no próprio ambiente” afirmou a secretária.

 

- Foto – Vista do Parque Natural Ambiental da Mata Atlântica Aldeense – Magaly Mendonça