Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

São Pedro da Aldeia realiza ação comemorativa para celebrar Dia do Farmacêutico

Por Luana Macêdo em 20/01/2015
Imagem da Notícia: Na manhã dessa terça-feira (20), a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia (CRF-RJ), realizou na Praça Dr. Plínio Assis Tavares, a ação social sobre os riscos da automedicação, em comemoração ao Dia Nacional do Farmacêutico. O evento ofereceu medição de pressão arterial, glicemia e distribuição da cartilha “Automedicação é um risco”. O Presidente do Conselho Regional de Farmácia, Marcus Vinícius Romano Athila e a Coordenadora da Seccional Região dos Lagos do CRF-RJ, Talita Barbosa Gomes, marcaram presença durante a ação.



Na manhã dessa terça-feira (20), a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia (CRF-RJ), realizou na Praça Dr. Plínio Assis Tavares, a ação social sobre os riscos da automedicação, em comemoração ao Dia Nacional do Farmacêutico. O evento ofereceu medição de pressão arterial, glicemia e distribuição da cartilha “Automedicação é um risco”. O Presidente do Conselho Regional de Farmácia, Marcus Vinícius Romano Athila e a Coordenadora da Seccional Região dos Lagos do CRF-RJ, Talita Barbosa Gomes, marcaram presença durante a ação. 



O Presidente do Conselho Regional de Farmácia, Marcus Vinícius Romano Athila, destacou a presença do Conselho no município. 



“O Conselho busca um aperfeiçoamento diário do farmacêutico, para que o atendimento a população seja cada vez melhor. São Pedro da Aldeia receberá em breve o Qualipharma, um Programa de Qualificação Profissional Farmacêutica, idealizado pelo Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro. O município aldeense sediará esse evento que prestigia os farmacêuticos de São Pedro da Aldeia e de toda região”, afirmou.



 “A intenção do conselho é aproximar o farmacêutico da sociedade, esclarecendo as dúvidas e as funções do profissional. O farmacêutico tem o papel de assistência a saúde e a população, estamos no meio do ciclo, entre a prescrição do medicamento e a ingestão. É a segunda vez que estamos na cidade, é essencial essa parceria com a Prefeitura. Em todo o Rio de Janeiro, São Pedro da Aldeia é o único município a realizar essa ação”, contou Talita Barbosa Gomes, Coordenadora da Seccional Região dos Lagos do CRF-RJ.



De acordo com o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro, mais de 70% dos brasileiros se automedicam, se expondo a diversos riscos. Na faixa acima de 56 anos, mais 50% praticam a automedicação. 



No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia Nacional do Farmacêutico, a data foi escolhida em função da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916. Na época, era a maior instituição representativa da categoria no país. A ideia da criação de um “Dia” partiu do farmacêutico Oto Serpa Grandado. Já o dia internacional é comemorado em 25 de setembro.