400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

São Pedro da Aldeia realiza atividades pelo Dia da Consciência Negra

Por Raíra Morena em 18/11/2014
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realiza, até esta quarta-feira (19), diversas atividades lúdicas em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra. A programação – uma iniciativa do CRAS do bairro Porto da Aldeia – tem como objetivo promover ações educativas, recreativas e rodas de conversa dedicadas à reflexão sobre a Cultura Negra, combate ao preconceito racial e resgate histórico do líder Zumbi dos Palmares. Entre os grupos de convivência que estão trabalhando o tema estão a brinquedoteca, com crianças entre três e sete anos de idade, e a oficina de capoeira.

                A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realiza, até esta quarta-feira (19), diversas atividades lúdicas em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra. A programação – uma iniciativa do CRAS do bairro Porto da Aldeia – tem como objetivo promover ações educativas, recreativas e rodas de conversa dedicadas à reflexão sobre a Cultura Negra, combate ao preconceito racial e resgate histórico do líder Zumbi dos Palmares. Entre aos grupos de convivência que trabalharam o tema estiveram a brinquedoteca, com crianças entre três e sete anos de idade, além da oficina de capoeira.

De acordo com o psicólogo do CRAS e técnico de referência da brinquedoteca, Abner Pires, o objetivo é trabalhar a temática da Cultura negra, a partir de um resgate histórico. “A nossa intenção é conscientizar os nossos usuários sobre a importância que a influência africana tem na formação da nossa própria cultura, trabalhando, principalmente, junto às nossas crianças. Elas serão multiplicadores desses conhecimentos. Com isso, a gente trabalha para diminuir o máximo possível a discriminação racial que, infelizmente, ainda é muito presente no nosso país. O nosso objetivo é fazer dessa data muito mais do que só mais um feriado no nosso calendário, mas um momento de reflexão, de trabalhar temáticas importantes como o combate ao preconceito e o resgate das nossas raízes culturais”, disse.

Durante todo o mês de novembro, as oficinas da unidade desenvolveram atividades dentro do tema. Na brinquedoteca, as crianças produziram desenhos e participaram de brincadeiras. Nesta terça-feira (17), a programação contou com a palestra lúdica do professor de Artes, Daniel Dias, para usuários da oficina infantil.  

“Para mim é uma grande felicidade poder falar desse assunto, principalmente com as crianças, porque a gente sabe que elas são o futuro da nossa nação. É muito importante que elas conheçam a história do Zumbi, esse grande líder que lutou e deu a vida por uma causa. Eu fico muito feliz em ver essa abertura da Prefeitura para o desenvolvimento de um trabalho de conscientização, que é de extrema importância, e que com certeza vai dar muitos bons frutos”, disse Daniel, que há dois anos é militante do movimento negro, com seu projeto de inclusão social e combate ao preconceito racial realizado na APAE de Rio das Ostras.

As atividades no CRAS foram acompanhadas pela coordenadora da Proteção Básica e Especial da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Wânia Arruda.