400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

São Pedro da Aldeia realiza aula inaugural do Programa Brasil Alfabetizado

Por Monica Marins em 11/06/2014
Imagem da Notícia: Foi realizada nessa terça-feira (10) a aula inaugural do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). O pátio da Escola Municipal Antônio Vaz da Silva foi o palco para o lançamento oficial do Programa. Participaram do evento autoridades municipais, alunos do PBA, professores e representantes da comunidade.

Foi realizada nessa terça-feira (10) a aula inaugural do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). O pátio da Escola Municipal Antônio Vaz da Silva foi o palco para o lançamento oficial do Programa. Participaram do evento autoridades municipais,  alunos do PBA, professores e representantes da comunidade.

O secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública Edmilson Bittencourt representou o prefeito Claudio Chumbinho. Segundo ele “é motivo de emoção vivenciar este momento no governo Claudio Chumbinho”. Edmilson disse ainda que a cidade de São Pedro da Aldeia passa por um bom momento e que há grandes projetos sendo executados.  Sobre o PBA o secretário disse que é um programa grandioso. Ele mencionou Mahatma Gandhi para dizer que “sem amor não chegaremos a lugar nenhum” e terminou: “Que esse amor (de Gandhi) possa fazer muita coisa por nossa cidade”.

O pastor Rogério Freitas, da igreja Assembleia de Deus da Rua do Fogo, onde serão ministradas as aulas do PBA, apresentou a família que o acompanhava no evento e se referiu à ela como sendo o seu maior patrimônio. O pastor agradeceu às autoridades municipais que “acataram o pedido da população e contribuíram para o trabalho social que é feito na localidade”.

Representando o Poder Legislativo o vereador José Ricardo Soares Pinheiro, o Kaká, ressaltou a importância do projeto e pediu a população que se empenhasse em incentivar outras pessoas a conhecer o Programa: “Vamos incentivar o Programa vindo à escola. Só assim teremos um Brasil melhor e a população alfabetizada”.

A professora Mariângela Ribeiro – formadora dos encontros do PBA disse que “os desafios para ter uma escola de qualidade e democrática são grandes” e que a principal função dos educadores que estarão ensinando na sala de aula será fazer dos alunos atores críticos que saibam ler e escrever. Mariângela informou que a secretaria de Educação tem o compromisso de oferecer formação inicial e continuada aos professores e encerrou dizendo que os professores deverão desenvolver um trabalho dinâmico onde o aluno possa construir o saber e finalizou: “Quando há prazer e encantamento, tem tudo para dar certo”, disse.

O secretário de Educação Evaldo Bittencourt abriu o discurso dizendo que “Somos eternos aprendizes” e que o professor é o profissional que tem o poder de transformar o que é impossível em possibilidades o tempo todo. Ao falar sobre o PBA Evaldo falou da importância do educador no processo de encantar pessoas: “Tem que ter sensibilidade para chegar ao coração do povo, respeitando a história de vida do aluno e abrir canais a fim de extrair dele a beleza que ele traz da sua cultura”. No final o secretário citou o educador Paulo Freire: “A escola é feita de gente,” e concluiu: “Nós apostamos no ser humano”.

O Programa Brasil Alfabetizado funcionará em São Pedro da Aldeia, na igreja Assembleia de Deus, no bairro Rua do Fogo, a partir de agosto. Na próxima semana os professores receberão capacitação em quatro encontros.   

 O PBA é um Programa do Governo Federal que acontece em parceria com a prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da secretaria de Educação e é coordenado pela subsecretaria de Diversidade, Inclusão e Educação Integral.