400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

São Pedro da Aldeia realiza com sucesso Campanha de Combate e Prevenção à Hipertensão

Por Gabrielly Costa em 26/04/2014
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, realizou durante todo o sábado (26) a Campanha Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão. Com o objetivo de informar os cidadãos aldeenses sobre hipertensão, funcionários da saúde estiveram nas Unidades Básicas de Saúde e nas Unidades de Saúde da Família orientando a população sobre a prevenção da doença, seus sintomas e sinais. Foi feita ainda aferição de pressão arterial. A iniciativa marcou a celebração do Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, comemorado todo dia 26 de abril. Secretária de Saúde do município, Isaura Maria participou ativamente da campanha.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, realizou durante todo o sábado (26) a Campanha Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão. Com o objetivo de informar os cidadãos aldeenses sobre hipertensão, funcionários da saúde estiveram nas Unidades Básicas de Saúde e nas Unidades de Saúde da Família orientando a população sobre a prevenção da doença, seus sintomas e sinais. Foi feita ainda aferição de pressão arterial. A iniciativa marcou a celebração do Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, comemorado todo dia 26 de abril. Secretária de Saúde do município, Isaura Maria participou ativamente da campanha.



De acordo com o Prefeito Cláudio Chumbinho, as campanhas continuarão a ter apoio do governo. “Campanhas de prevenção são muito importantes para a sociedade e o governo apoia totalmente esse tipo de trabalho. A prevenção evita que as pessoas contraiam essas doenças e também evita o aumento das demandas nos postos de saúde e unidades. São campanhas educativas, que ensinam as pessoas a prevenir diversas doenças em suas próprias casas”, declarou.



Isaura Maria, secretária de saúde, destaca que o público-alvo da vacinação contra a Influenza também aproveitou para aferir a pressão arterial. 



“A Campanha de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial foi um sucesso. A hipertensão é uma doença crônica, passível de prevenção. A realização dessa campanha fortaleceu nosso trabalho de ‘evitação’, prevenir evitando, que já é feito nas unidades de saúde da cidade. As pessoas vieram tomar sua dose da vacina contra a Influenza e aproveitaram para se orientar em relação à hipertensão, além de aferirem a pressão arterial. Estou muito contente com os resultados deste sábado”, disse.



A hipertensão é uma doença crônica, que atinge mais de 24% da população brasileira. Entre as medidas de prevenção estão a verificação da pressão pelo menos uma vez ao ano, a prática de atividades físicas regulares e adoção de uma alimentação saudável. Evitar o estresse, manter o peso ideal e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas também ajudam a prevenir a doença.