Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

São Pedro da Aldeia celebra Novembro Azul no CRAS do Alecrim

Por Keyla Marques em 18/11/2015
Imagem da Notícia: A Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou na quarta-feira (18) ações comemorativas ao projeto Novembro Azul. O evento aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Catarina Machado da Silva Borges, no bairro Alecrim.

A Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou na quarta-feira (18) ações comemorativas ao projeto Novembro Azul. O evento aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Catarina Machado da Silva Borges, no bairro Alecrim.

Com o objetivo de esclarecer dúvidas e envolver todos de uma família, o encontro reuniu homens e mulheres preocupados com a saúde. A conscientização direciona ao respeito às doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce. O movimento está relacionado ao câncer de próstata e tem apoio de várias entidades não governamentais.


A coordenadora do CRAS, Any Gleise Jacinto, explicou que a unidade atende a seis bairros e que sempre preza por trabalhar com a família em conjunto, pois assim um ajuda ao outro quando há alguma dificuldade.


“Atingimos o âmbito familiar para que em conjunto os membros se ajudem. Nossa iniciativa de comemorar o Novembro Azul é para conscientizar que os homens precisam se cuidar, fazer exames com frequência e não só quando há uma necessidade extrema”, disse Any.

A programação começou às 9h30 com uma palestra instrutiva ministrada pelo enfermeiro voluntário Vanderlei Costa, que reforçou a necessidade do homem de cuidar da saúde. “ Temos uma dificuldade de fazer os homens entenderem que precisam se cuidar. Há muito preconceito com o exame de toque, e hoje, conseguimos conversar sobre isso retirar essa ideia de que é algo vergonhoso”, disse Vanderlei.

As atividades rotineiras do CRAS não foram interrompidas. A marcação do Bolsa Família e do Cadastro Único, os atendimentos técnicos e as oficinas do dia funcionaram normalmente. A unidade está localizada na rua Alfazema, nº 05, Alecrim.