400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

São Pedro da Aldeia realiza treinamento sobre e- SUS Atenção Básica

Por Keyla Marques em 26/11/2015
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira (25), uma reunião de esclarecimento e orientação sobre o sistema de informação em Saúde, o e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB), na sede da Aciaspa – Associação Comercial, Industrial, Turística e Agrícola de São Pedro da Aldeia e contou com a presença da Subsecretária de Atenção Básica, Dr.ª Adriana Brant, e a coordenadora de Estratégia de Saúde da Família, Enfermeira Jéssica Tavares. O encontro teve como objetivo treinar os gerentes de unidades de saúde para o uso do novo sistema.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira (25), uma reunião de esclarecimento e orientação sobre o sistema de informação em Saúde, o e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB), na sede da Aciaspa – Associação Comercial, Industrial, Turística e Agrícola de São Pedro da Aldeia e contou com a presença da Subsecretária de Atenção Básica, Dr.ª Adriana Brant, e a coordenadora de Estratégia de Saúde da Família, Enfermeira Jéssica Tavares. O encontro teve como objetivo treinar os gerentes de unidades de saúde para o uso do novo sistema.

“Estamos em uma evolução de sistema. O e-SUS AB é um incorporador dos sistemas de informação em saúde que já existem. Minha visão é promissora no município de São Pedro da Aldeia. Já estamos instalando os computadores com o programa nas unidades da rede”, disse Dr. Adebal da Silva, assessor técnico.

O e-SUS AB é um software gratuito criado pelo Ministério de Saúde e oferecido aos municípios para melhorar o atendimento nas unidades de saúde. A plataforma implanta o prontuário eletrônico que reúne todo o histórico dos pacientes. Além disso, é uma ação alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS AB, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico.

“Nos reunimos para discutirmos medidas que vão ser aplicadas com a implementação do programa e-SUS. A importância do uso dele é grande, pois irá gerar indicadores de saúde”, disse Adriana Brant.


Visando a melhoria da qualidade de informação e dos indicadores, os participantes discutiram medidas que ampliam o uso do novo programa de cadastramento. A importância da informação é fundamental para que os serviços prestados pelas equipes de saúde sejam cada vez mais eficazes.

“As equipes estão se aperfeiçoando e adequando às diretrizes do e- SUS. Essa plataforma não só ajuda na agilidade do atendimento, como nos concede indicadores para transformarmos em medidas de melhoria na realidade de cada unidade de saúde”, disse Jéssica Tavares.

 

 

 

IPTU 2018: Em 2018 os carnês de IPTU deixarão de ser distribuídos nas residências. Agora sua guia será disponibilizada Online e no setor de atendimento da Secretaria de Fazenda. 10% de desconto até 28/02/2018, somente para pagamento em cota única. 5% de desconto até 09/03/2018, somente para pagamento em cota única. Acesse aqui o Sistema.