400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

São Pedro da Aldeia realizará Conferência Municipal de Educação

Por Mônica Marins em 01/07/2013
Imagem da Notícia: O município de São Pedro da Aldeia realiza na próxima quarta-feira (03) a Conferência Municipal de Educação. Esta é mais uma etapa preparatória para a Conferência Nacional de Educação que ocorrerá em 2014. A Conferência Municipal reunirá o poder público, segmentos educacionais, instituições de ensino públicas e particulares, setores sociais e comunidade escolar. O evento acontecerá no Teatro Municipal Dr Átila Costa, a partir das 8h até 17h.


O município de São Pedro da Aldeia realiza na próxima quarta-feira (03) a Conferência Municipal de Educação. Esta é mais uma etapa preparatória para a Conferência Nacional de Educação que ocorrerá em 2014.  A Conferência Municipal reunirá o poder público, segmentos educacionais, instituições de ensino públicas e particulares, setores sociais e comunidade escolar. O evento acontecerá no Teatro Municipal Dr Átila Costa, a partir das 8h até 17h. 


Durante a Conferência Municipal serão tiradas propostas para serem discutidas no Fórum Intermunicipal e, posteriormente, nas Conferência Estadual e Federal. O Fórum Intermunicipal acontecerá nos dia 09 e 10 de agosto, na Universidade Cândido Mendes em Araruama. Sete municípios fazem parte do Polo 12 - Araruama: Arraial do Cabo, Araruama, Búzios, Iguaba Grande, Cabo Frio, Saquarema, São Pedro da Aldeia. O objetivo é debater e apresentar propostas para melhorar a educação no Brasil. Os eixos que norteiam as discussões são: O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de educação: organização e regulação; Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente; Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho; Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos. As escolas municipais já realizaram as conferências livres. A comunidade e a escola discutiram os caminhos para melhorar a educação em cada unidade escolar.

De acordo com informações do Ministério da Educação, a II Conferência Nacional da Educação (CONAE 2014) que será realizada em fevereiro de 2014, em Brasília, será um momento especial na história das políticas públicas do setor, constituindo-se em espaço de deliberação e participação coletiva, envolvendo diferentes segmentos, setores distintos e profissionais interessados na construção de políticas de Estado. O tema central da Conferência Nacional é o “Plano Nacional da Educação na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração”.