São Pedro da Aldeia recebe Feira de Adoção de cães e gatos neste sábado (20)

Neste sábado (20) será realizada mais uma edição da Feira de Adoção de cães e gatos adultos em São Pedro da Aldeia. Sucesso no ano passado, o evento acontecerá na Praça Agenor Santos, a Praça da Matriz, no Centro da cidade, das 10h às 16h. A programação contará com vacinação antirrábica gratuita, sorteios e palestras sobre adoção responsável, castração, tratamento e prevenção de enfermidades, alimentação e cuidados básicos com os animais domésticos, além de estandes de vendas de produtos e acessórios para pets. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a ONG Unidos pelos Animais Sem Proteção (UASP) e a Prefeitura aldeense, por meio das Secretarias de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda e de Saúde.

Secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda (Sagat), Dimas Tadeu falou sobre a programação preparada. “Esta é a segunda edição da Feira de Adoção. Teremos a participação de voluntários e diversas ações e atividades voltadas à educação e a importância do cuidado animal, com orientações sobre como lidar com os animais em termos de alimentação, vacinas, medicações e o tratamento de enfermidades causadas por parasitas, principalmente neste período do ano em que se observa um aumento da incidência de carrapatos. A proposta é que possamos abordar todos esses assuntos para prevenir e promover a saúde dos cães e gatos. Também teremos um bazar de produtos com a participação de lojas parceiras do grupo, com a arrecadação das vendas direcionadas à UASP. O nosso foco principal é apoiar essa causa, estimular a adoção responsável e contribuir para que esses cães e gatos resgatados tenham um lar”, disse.

Na ocasião, os interessados em adotar um animal preencherão um questionário, além de apresentar documentos pessoais e comprovante de residência. Como parte do processo de adoção, todos os animais terão acompanhamento periódico por meio de visitas domiciliares por parte dos protetores integrantes da ONG. Visando a segurança e a saúde pública, os cães e gatos disponíveis para adoção já contam com controle sanitário. Para o evento, a Praça da Matriz receberá estrutura coberta com tendas para a realização das palestras e atividades, além de área para livre circulação. Toda a programação contará com o acompanhamento da veterinária da Sagat, Ana Carolina Leitão.

Em parceria com a Secretaria de Saúde, o evento também vai disponibilizar profissionais para a aplicação gratuita da vacina contra a raiva animal. Em São Pedro da Aldeia, a campanha de vacinação antirrábica começou no início do mês e se estenderá até setembro de 2019, voltada a cães e gatos a partir de três meses de idade. Além da sede do setor de Vigilância Sanitária, as unidades de saúde do município também já foram abastecidas com as doses e a vacinação ocorre mediante agendamento prévio. A recomendação é que fêmeas gestantes sejam vacinadas após o período de amamentação e que animais doentes, em tratamento ou debilitados aguardem sua total recuperação.

Atuando no resgate de animais em situação de abandono, a UASP trabalha com parceiros e colaboradores, contando com doações diversas como rações para cães e gatos, coleiras, guias, caixas de transporte, brinquedos, toalhas, colchas e panos em geral, além de medicação, analgésico, antibiótico, vermífugo e anti-inflamatórios. A organização também promove projetos, dentre eles a construção de casas temporárias para animais de rua, confeccionadas a partir de material reciclado e alocadas em pontos estratégicos em bairros da cidade. O projeto também conta com o apoio da Prefeitura. Os interessados em contribuir, sejam empresários do ramo, marceneiros, prestadores de serviço ou cuidadores voluntários, podem procurar os membros da ONG durante o evento para obter mais informações.