Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

São Pedro da Aldeia recebe IPEM-RJ para vistoria de taxímetros

Por Gabrielly Costa em 23/09/2014
Imagem da Notícia: Os taxistas de São Pedro da Aldeia devem ficar atentos aos prazos para vistoria periódica de taxímetro, uma ação do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ), que vai até sexta-feira (26), com o apoio da Prefeitura da cidade. A verificação é feita anualmente de acordo com o Calendário de Vistoria de Taxímetro previamente liberado pelo IPEM-RJ. No início da semana foram vistoriados os táxis com finais de placa 1, 2, 3 e 4. Na quarta-feira (24), serão atendidos os taxistas com veículos cujas placas terminem em 5 e 6; na quinta-feira (25), finais de placa 7 e 8. No último dia da ação, sexta-feira (26), serão vistoriados os carros com finais de placa 9 e 0. O atendimento é feito na Coordenadoria de Transporte da cidade, entre 8h e 17h, com intervalo para o almoço. O processo consiste numa triagem dos documentos dos profissionais, corrida de pista nas proximidades do Teatro Municipal e recebimento da documentação e selo do exercício 2014 no ônibus do IPEM-RJ.

Os taxistas de São Pedro da Aldeia devem ficar atentos aos prazos para vistoria periódica de taxímetro, uma ação do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ), que vai até sexta-feira (26), com o apoio da Prefeitura da cidade. A verificação é feita anualmente de acordo com o Calendário de Vistoria de Taxímetro previamente liberado pelo IPEM-RJ. No início da semana foram vistoriados os táxis com finais de placa 1, 2, 3 e 4. Na quarta-feira (24), serão atendidos os taxistas com veículos cujas placas terminem em 5 e 6; na quinta-feira (25), finais de placa 7 e 8. No último dia da ação, sexta-feira (26), serão vistoriados os carros com finais de placa 9 e 0. O atendimento é feito na Coordenadoria de Transporte da cidade, entre 8h e 17h, com intervalo para o almoço. O processo consiste numa triagem dos documentos dos profissionais, corrida de pista nas proximidades do Teatro Municipal e recebimento da documentação e selo do exercício 2014 no ônibus do IPEM-RJ.



Coordenador de Transporte da cidade, Jorge Pires discorre sobre a ação. "Nós temos em média 250 taxistas em São Pedro da Aldeia. É importante que eles façam a vistoria de seu taxímetro, porque, como qualquer aparelho eletrônico, ele está sujeito a erros no funcionamento. O IPEM vem até o município realizar essa verificação anual, faz uma análise da documentação do motorista e do carro para realizar, em seguida, a corrida de pista. Caso haja uma variação no taxímetro é feito o reparo. Os taxistas que não comparecerem estão sujeitos a ter sua autonomia suspensa. É papel da Prefeitura gerenciar o trabalho desses profissionais, por isso fazemos essa intermediação junto ao IPEM", disse.



O IPEM é um órgão fiscalizador veiculado ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Para realizar a verificação de seu taxímetro e receber o selo do IPEM-RJ do exercício 2014, o profissional deve ir até a Coordenadoria de Transporte da cidade portando o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2013 ou 2014; Certificado do IPEM-RJ exercício de 2013 ou 2014; Certificado de Segurança Veicular, para carros movidos a Gás Natural Veicular (GNV), na validade e a Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 37,50 já quitado.



Elvécio Gomes levou seu veículo para averiguação na manhã desta terça-feira e aprovou a ação. 



“Sou taxista há 27 anos e venho em todas as vistorias que acontecem em São Pedro da Aldeia. Acho importante que verifiquem nossos taxímetros, porque a tarifa padronizada é boa tanto para os profissionais quanto para o passageiro, é uma forma de garantir que não será cobrado nada além do necessário. É muito importante manter nosso trabalho legalizado”, disse.