Atalhos de Acessibilidade


Rumo aos 400 anos de São Pedro da Aldeia

Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia

Você está em:   Skip Navigation Links

Sala de Imprensa

Notícias

São Pedro da Aldeia recebe projeto Teatro a Bordo - Teatro Móvel Solar
RSS
Por Viviane Teixeira em 25/09/2015


Nos dias 2 e 3 de outubro, São Pedro da Aldeia receberá o Teatro a Bordo, grupo teatral itinerante que se apresenta em um contêiner instalado sobre um caminhão. As apresentações são uma realização da CCR Via Lagos, em parceria com a Prefeitura aldeense, através de sua Secretaria de Educação (SEMED), e acontecerão no bairro São João.



O Teatro a Bordo é o primeiro teatro móvel solar do Brasil, possui quase oito anos de estrada e uma bagagem de mais de 300 mil espectadores em aproximadamente 150 cidades brasileiras. Além disso, o projeto traz uma novidade nesta temporada: um sistema capaz de gerar eletricidade solar. Sobre isso, Talita Berthi, idealizadora e produtora do Teatro a Bordo, diz: "Apostamos na energia limpa como matriz energética do futuro e por isso instalamos módulos fotovoltaicos no nosso contêiner-teatro, para transformar a energia solar em energia elétrica. Com ela suprimos 100% da demanda dos equipamentos de iluminação dos espetáculos, além de ser muito inspirador contar com a presença do sol durante a noite. Estamos utilizando energia limpa, aliando arte e sustentabilidade na democratização do acesso à cultura", explica.



 A programação em São Pedro da Aldeia contará com diversas atividades culturais gratuitas como visitas às escolas do bairro, cortejos, oficinas educativas, peças de teatro e apresentações de artistas locais.


A programação tem início na sexta-feira (02/10) às 10h com o cortejo de apresentação dos artistas nas Escolas Municipais Dulce Jotha de Souza e Professora Dulcinda Jotta Mendes. A mesma atividade se repete às 14h. Às 15h haverá a oficina de Bonecos Brincantes na Praça Aníbal Martins Ferreira e às 17h tem novo cortejo de chegada dos artistas à mesma praça.



No sábado (03/10) a programação, que acontece toda na Praça Aníbal Martins Ferreira, tem início às 14h com as oficinas de Bonecos Brincantes, seguidas do Teatro “Embornal de Histórias”, às 16h30, da participação dos artistas da cidade às 17h30 e, às 19h, a apresentação do Teatro “De Sol a Sol”.


De acordo com as informações encaminhadas pelo grupo teatral, a ideia de criar um teatro móvel solar vem das trupes da commedia dell'arte, que cruzavam a Europa entre os séculos XV e XVIII em carroças e, muitas vezes, criavam efeitos de luz em seus espetáculos com o sol refletido em espelhos.


Vale lembrar que as apresentações são todas gratuitas, abertas ao público em geral e sem limite de idade.

 

  • Valid XHTML 1.0 Transitional
  • Selo de Acessibilidade - DaSilva
Desenvolvido por NPI Brasil Rua Marques da Cruz, 61 - Centro / (22) 2621-1559
CEP: 28941-086