400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

São Pedro da Aldeia recupera 200km de estradas vicinais com patrulha mecanizada

Por Gabrielly Costa em 19/08/2015
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária do Rio de Janeiro, segue realizando intervenções nas vias utilizadas por produtores rurais no município. Por meio do Programa “Estradas da Produção”, cerca de 200km de estradas vicinais já foram recuperados e mais de 30 propriedades rurais foram atendidas. Contando com o apoio das secretarias de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda e de Serviços Públicos, a equipe já passou por vias dos bairros Retiro, Botafogo, Alecrim, Parque Arruda, São Matheus, Boa Vista e pela Estrada da Cruz. Atualmente, a patrulha trabalha nos bairros Cruz e Sergeira, onde ficará pelos próximos 15 dias, e na Estrada Cuia D’Água. A previsão é de que o maquinário permaneça na cidade até o mês de outubro, com a possibilidade de prorrogação do prazo.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária do Rio de Janeiro, segue realizando intervenções nas vias utilizadas por produtores rurais no município. Por meio do Programa “Estradas da Produção”, cerca de 200km de estradas vicinais já foram recuperados e mais de 30 propriedades rurais foram atendidas. Contando com o apoio das secretarias de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda e de Serviços Públicos, a equipe já passou por vias dos bairros Retiro, Botafogo, Alecrim, Parque Arruda, São Matheus, Boa Vista e pela Estrada da Cruz. Atualmente, a patrulha trabalha nos bairros Cruz e Sergeira, onde ficará pelos próximos 15 dias, e na Estrada Cuia D’Água. A previsão é de que o maquinário permaneça na cidade até o mês de outubro, com a possibilidade de prorrogação do prazo. 



 "Para conseguirmos grandes avanços para o nosso município e desenvolvimento para o nosso interior precisamos firmar parcerias com o Governo Estadual, pois sozinhos não temos recursos. O Programa ‘Estradas da Produção’ está percorrendo as ruas usadas por produtores rurais no município, trazendo grandes benefícios para os trabalhadores e melhorando o acesso aos bairros rurais”, disse o Prefeito Cláudio Chumbinho.



O programa “Estradas da Produção” tem como objetivo a recuperação e manutenção de estradas vicinais, além de garantir o escoamento da produção de pequenas propriedades rurais. O maquinário da patrulha mecanizada é formado por retroescavadeira, pá carregadeira, trator agrícola, motoniveladora (patrol), caminhão carroceria e dois caminhões caçamba. A previsão inicial é que a equipe do programa fique em São Pedro da Aldeia por 90 dias.



Secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu acompanhou a ação na manhã desta quarta-feira (19) ao lado do coordenador municipal do programa, Edson Fonseca, e do coordenador estadual da patrulha, Carlos Vinicius Oliveira. “Atualmente, estamos concentrando os trabalhos nas vias rurais da Cruz e Sergeira. A patrulha mecanizada chegou ao município em julho com previsão de ficar até outubro, mas tentaremos estender esse período até dezembro ou janeiro pela necessidade da demanda que temos”, disse Dimas.



Desenvolvido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o “Estradas da Produção” possui 21 patrulhas mecanizadas distribuídas pelo Estado. Desde 2010, a iniciativa recuperou mais de oito mil quilômetros de estradas vicinais em áreas rurais de diversas regiões do Rio de Janeiro.