400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

São Pedro da Aldeia sedia 1º seminário sobre integração de órgãos envolvidos em acidentes

Por Leandra Costa em 01/06/2017
Imagem da Notícia: O município de São Pedro da Aldeia sedia o 1º Seminário Integrado de Órgãos de Resposta (SIOR), promovido pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, por meio do DBM 1/18 e pela Defesa Civil do município, entre os dias 5 a 9 de junho, das 8h30 às 12h30, na sede da Associação Comercial, Industrial, Turística e Agrícola (Aciaspa). O evento conta com apoio da Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, e da Cruz Vermelha Brasileira.

O município de São Pedro da Aldeia sedia o 1º Seminário Integrado de Órgãos de Resposta (SIOR), promovido pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, por meio do DBM 1/18 e pela Defesa Civil do município, entre os dias 5 a 9 de junho, das 8h30 às 12h30, na sede da Associação Comercial, Industrial, Turística e Agrícola (Aciaspa). O evento conta com apoio da Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, e da Cruz Vermelha Brasileira.

Durante o evento, serão abordados assuntos teóricos e práticos visando promover a integração dos diversos órgãos envolvidos em acidentes de grande relevância para que cada um aja de forma coordenada e organizada durante desastres que necessitem de uma operação conjunta.


Com carga horária de 20h, a abertura do seminário será na próxima segunda-feira (5), às 8h30. Em seguida, será apresentada uma palestra sobre o tema “Acidentes Rodoviários de Grande Magnitude” e, logo depois, será a vez da exibição do assunto ”Operações com Produtos Perigosos”.


Na terça-feira (6), o tema abordado será “Operações Aéreas”, a partir das 9h. E, às 11h45, o assunto a ser explorado será “Sistema de Comando de Incidentes”. No dia seguinte, quarta-feira (7), “Enchentes, Alagamentos e Deslizamentos” será o foco da palestra das 9h; em seguida, às 11h45, “Incêndio Florestal” será o assunto a ser discutido.



Já na quinta-feira (8), a palestra terá como foco o tema “Acidentes com Múltiplas Vítimas”, às 9h. E, em seguida, às 11h45, será apresentado o assunto “Comando e Integração dos Órgãos de Resposta”. Finalizando o seminário, na sexta-feira (9), a programação tem início com um briefing e, às 9h, haverá o simulado integrado de resposta à desastres.

A sede da Aciaspa fica localizada na Rua Glória Lobo nº 360, Centro.