400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

São Pedro da Aldeia sedia encontro regional do PNAIC

Por Mônica em 25/09/2013
Imagem da Notícia: O município de São Pedro da Aldeia sedia, a partir desta quarta-feira (25) até a próxima sexta-feira (27), o encontro de Formação do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) do Ministério da Educação (MEC). Participam do evento, orientadores de estudo e coordenadores de dezesseis municípios da Baixada Litorânea. O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de São Pedro da Aldeia, professor Evaldo Bittencourt e a coordenadora do PNAIC, do polo Região Litorânea, Marlene Carvalho fizeram a abertura oficial do evento, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, na manhã desta quarta-feira.

O município de São Pedro da Aldeia sedia, a partir desta quarta-feira (25) até a próxima sexta-feira (27), o encontro de Formação do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) do Ministério da Educação (MEC). Participam do evento, orientadores de estudo e coordenadores de dezesseis municípios da Baixada Litorânea. O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de São Pedro da Aldeia, professor Evaldo Bittencourt e a coordenadora do PNAIC, do polo Região Litorânea, Marlene Carvalho fizeram a abertura oficial do evento, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, na manhã desta quarta-feira.

O secretário Evaldo Bittencourt falou da satisfação de receber educadores de toda região em São Pedro da Aldeia. Ele denominou o evento de “Encontro de Sonhadores” e falou da importância que cada educador tem na formação do cidadão através das diversas janelas que ele abre em suas aulas. Ao falar dos problemas do pós-neoliberalismo e da teoria da invisibilidade, o secretário citou o jornalista Otto Lara Rezende: “De tanto ver a gente não enxerga”. Ele disse: “Às vezes não conseguimos enxergar o nosso aluno na sala de aula, precisamos acender em cada um esse sonho! Que em cada sala de aula possamos buscar o ser transcendente que há dentro de cada criança”, disse Evaldo. Ele encerrou desejando que todos tivessem um ótimo encontro e que se sentissem acolhidos em São Pedro da Aldeia.

A coordenadora Marlene Carvalho agradeceu a fidalguia, hospitalidade e conforto com que os visitantes foram recebidos em São Pedro da Aldeia. Ela explicou que, nesses três dias, os 120 orientadores de estudo e coordenadores irão aprofundar e atualizar os seus conhecimentos a fim de se tornarem formadores de alfabetizadores em seus municípios.

De acordo com a subsecretária de Educação de São Pedro da Aldeia, Fátima Motta, o curso será ministrado durante todo o dia na FAETEC-CVT São Pedro da Aldeia. A formação do PNAIC acontece mensalmente e é ministrada por tutores da UFRJ.

O Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa tem por objetivo garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade. Em São Pedro da Aldeia, 160 professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental estão sendo capacitados.