Search

São Pedro da Aldeia sedia encontro regional para discutir o desassoreamento da Lagoa de Araruama

O Prefeito aldeense e Presidente do Consórcio Intermunicipal Ambiental Lagos São João, Cláudio Chumbinho, recebeu representantes ambientais dos municípios da Região dos Lagos e autoridades estaduais para o Encontro Regional dos Conselhos de Meio Ambiente. O evento aconteceu no Teatro Átila Costa Soares, em São Pedro da Aldeia e teve como tema central  “Desassoreamento da Lagoa de Araruama”, abordando a urgência das ações de dragagem na maior laguna hipersalina do mundo.  O evento contou com ainda com a presença do deputado estadual Janio Mendes, representando o Governo do Estado do Rio de Janeiro. Na ocasião, o deputado se comprometeu em repassar todas as suas verbas parlamentares do orçamento de 2015 para que haja o investimento na dragagem da Lagoa de Araruama.




Após a abertura oficial e composição da plenária de autoridades, foi iniciada a discussão de investimentos e ações para a realização da dragagem de pontos assoreados na laguna. Sob a mediação da Secretária de Ambiente de São Pedro da Aldeia, Adriana Saad, o Secretário de Planejamento de Iguaba Grande, Gustavo Camacho respondeu a perguntas pertinentes sobre as intervenções. Em seguida ao debate a secretária aldeense exibiu uma apresentação sobre o desassoreamento da Lagoa, abordando ações resolutivas.




Anfitrião do evento, o Prefeito aldeense e Presidente do Consórcio Lagos São João, Cláudio Chumbinho destacou o empenho no trabalho em prol da Lagoa de Araruama e a urgência da realização da dragagem.


“Agradeço a presença de todos, em especial ao deputado Janio Mendes, atuante junto a São Pedro da Aldeia e que nesse evento está representando o governo do estado do Rio de Janeiro. Essa reunião de trabalho é de grande importância,  desde 2013 temos o processo no governo do Estado, buscando ajuda para dragar a Lagoa de Araruama. Esse ano estive junto ao secretário de Estado de ambiente, André Corrêa, solicitando auxílio para a região. Promovemos esse encontro, pois precisamos levar uma comissão ao Estado, para falar da importância dessa dragagem acontecer esse ano. Assumi o município a dois anos e meio e estamos lutando muito por São Pedro da Aldeia. Temos poucos recursos, mas estamos trabalhando e trazendo desenvolvimento para a cidade. Estou a frente do Consórcio Lagos São João, pois fui escolhido para fazer parte e ajudar. Estou empenhado nessa busca por melhorias para a lagoa. É com união que vamos conseguir, agradeço a todas as autoridades envolvidas nesse projeto”, disse o Prefeito Cláudio Chumbinho.




“Estamos caminhando na história da Lagoa de Araruama há muito tempo. Com o passar dos anos vimos a população crescendo e a Lagoa de Araruama perecer. Felizmente temos um grupo de militantes que se reúne em torno do Consórcio Lagos São João, que nos deu uma indicação de futuro. Temos na conta de Iguaba Grande um recurso na ordem de R$ 5 milhões de reais, que prevê a dragagem de algumas bacias, já orientada pelo consórcio para começar. É um recurso federal captado pelo comitê de bacias, precisamos permitir que mais recursos venham para que o processo de dragagem seja contínuo. Me comprometo em destinar as minhas emendas parlamentares ao Consórcio, todas revertidas para a dragagem da Lagoa de Araruama, no orçamento de 2015 do estado. Destaco o trabalho realizado pelo prefeito Cláudio Chumbinho, em meio a crise onde todos reclamam e vêem o desemprego, São Pedro da Aldeia cresce a cada dia; e ao mesmo tempo ele vem dedicando esforços ao Consórcio nesse projeto de recuperação da Lagoa de Araruama”, anunciou o deputado estadual Janio Mendes.




Representante Regional do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Marcio Croci, colocou o órgão estadual a disposição para o auxílio.


 “É de muita felicidade participar de um evento em relação a dragagem da Lagoa de Araruama. Atualmente o INEA vê como um ato urgente a ser cumprido. O Instituto tem se empenhado em dar todo o apoio a esse projeto. Temos o Canal do Itajuru e outros pontos bastante assoreados e a troca de água está sendo bem dificultada. O INEA está de portas abertas para dar pleno apoio ao desassoreamento”, contou.




A secretária de Ambiente e Presidente do Conselho Municipal de São Pedro da Aldeia, Adriana Saad, destacou a união regional para que o processo de dragagem seja realizado o quanto antes.


“O foco com esse Encontro Regional é a dragagem para o desassoreamento. Para que essa ação ocorra precisamos da união de todos, pois temos um processo em andamento no Rio de Janeiro e necessitamos do apoio social e popular, para que ele possa se realizar. Gostaria de reforçar a importância da união dos conselhos ambientais municipais, o conselho tem é deliberativo e tem poder sobre o Fundo do Meio Ambiente e  para auxiliar as prefeituras e as secretarias de meio ambiente. Vamos usar mais esse poder, principalmente com questões econômicas em comum com a região, como é a Lagoa de Araruama. O objetivo como Conselho de Ambiente é formar um fórum mensalmente, sobre cada assunto a ser discutido”, afirmou a secretária.

 



Estiveram presentes ao evento a Secretária de Ambiente de São Pedro da Aldeia e Presidente do Conselho Aldeense de Ambiente , Adriana Saad; os secretários aldeense de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu; de Turismo, Cultura e Lazer, Sandra Coelho; o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Gilson Brandão; os vereadores de São Pedro da Aldeia, Adalberto Amaral e Robson Farias; o Representante Regional do INEA, Márcio Croci; Dalva Mansur, Presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João; Humberto Dias, representando a deputada estadual Márcia Jeovani; Gustavo Camacho, Secretário de Planejamento de Iguaba Grande, representando a prefeita Grasiella Magalhães; os secretários de Ambiente, de Cabo Frio, Jailton Nogueira, de Arraial do Cabo, Everaldo Cunha e de Araruama, Alan Tavares; o Presidente do Conselho de Ambiente de Araruama, Durval Corsi; o Presidente da Plenária das Organizações Não-Governamentais, Arnaldo Villa Nova; o Presidente da Colônia de Pescadores z-4, de Cabo Frio, Alexandre Marques; Representante da Comissão Nacional de Apoio a populações tradicionais, Francisco Guimarães;  a Diretora Executiva da Prolagos, Ana Paula Medina;  o Presidente da Federação Municipal das Associações de Moradores de São Pedro da Aldeia (Femanspa), Paulo Vasconcellos; Representante da Fiperj, Letícia Hilton.

 

 

 

 

]]>

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui