Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

São Pedro da Aldeia sedia Fórum Regional de Saúde Mental da Baixada Litorânea

Por Gabrielly Costa em 15/09/2014
Imagem da Notícia: São Pedro da Aldeia foi sede do Fórum Regional de Saúde Mental da Baixada Litorânea. O encontro aconteceu no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade e reuniu os coordenadores de Saúde Mental da Baixada Litorânea, profissionais de Saúde Mental, representantes da Secretaria de Estado de Saúde e do Hospital Colônia de Rio Bonito. Durante o dia, a reunião tratou de assuntos como a importância da ampliação e sustentação de uma rede de cuidados na direção intersetorial visando reduzir cada vez mais o número de internações. O Fórum é realizado de forma bimestral e as cidades-sede são solicitadas pela Secretaria de Estado.

São Pedro da Aldeia foi sede do Fórum Regional de Saúde Mental da Baixada Litorânea. O encontro aconteceu no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade e reuniu os coordenadores de Saúde Mental da Baixada Litorânea, profissionais de Saúde Mental, representantes da Secretaria de Estado de Saúde e do Hospital Colônia de Rio Bonito. Durante o dia, a reunião tratou de assuntos como a importância da ampliação e sustentação de uma rede de cuidados na direção intersetorial visando reduzir cada vez mais o número de internações. O Fórum é realizado de forma bimestral e as cidades-sede são solicitadas pela Secretaria de Estado.

Diretora do Programa Municipal de Saúde Mental, Rosemary Calazans Cypriano discorre sobre o encontro. “Além de abordarmos a importância da ampliação e sustentação de uma rede de cuidados na direção intersetorial, um trabalho que São Pedro da Aldeia vem realizando por meio do nosso Fórum Intersetorial, também foi discutido no encontro a importância de ter o cuidado em álcool e drogas ampliado para a infância e a adolescência. Nós tivemos a chance de falar sobre o trabalho que São Pedro da Aldeia está realizando na interface com a Educação, Assistência Social, Conselho Tutelar e o Ministério Público, além do Decreto inclusivo do nosso Prefeito Cláudio Chumbinho, que nos permite criar um comitê gestor para implementar políticas públicas no cuidado em álcool e drogas para criança e adolescente. Já temos esse cuidado no Ambulatório de Saúde Mental, mas queremos aprimorá-lo cada vez mais para essa faixa de idade, que demanda uma especificidade maior. Todos os municípios da Baixada Litorânea puderam participar do encontro, proporcionando uma troca de experiências muito bacana”, declarou.


São Pedro da Aldeia foi o primeiro município da Baixada Litorânea a montar um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e uma residência terapêutica, casa destinada ao acolhimento de moradores que passaram por um longo período de internação psiquiátrica, tendo seu trabalho em Saúde Mental bastante reconhecido pela Secretaria de Estado e pelo Ministério da Saúde. De acordo com Rosemary Calazans, os órgãos reconhecem o total apoio que a equipe de Saúde Mental do município tem do Prefeito Cláudio Chumbinho e da Secretaria Municipal de Saúde.