Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

São Pedro da Aldeia sedia VI Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente

Por Luana Macêdo em 25/08/2015
Imagem da Notícia: Nesta terça-feira (25), o município de São Pedro da Aldeia sediou a VI Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente da Região dos Lagos, no Teatro Átila Costa Soares. O evento teve o tema central “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”, com o objetivo de homologar e filtrar propostas para a conferência estadual. A mesa foi formada pela secretária de Assistência Social e Direitos Humanos e primeira-dama, Ester Chumbinho; o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Valter Cordeiro; o representante da Infância/Juventude, Deputado do Parlamento Juvenil João Pedro Valente; o Presidente do CMDCA de Rio das Ostras, Paulo Sérgio Batista e a representante da Comissão de Conferência Regional dos Direitos da Criança e Adolescente e Coordenadora de Promoção e Igualdade Racial de Armação dos Búzios, Cirlei de Souza. A Subsecretária de Assistência Social e Direitos Humanos de São Pedro da Aldeia, Olívia de Sá, também participou do evento.



Nesta terça-feira (25), o município de São Pedro da Aldeia sediou a VI Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente da Região dos Lagos, no Teatro Átila Costa Soares. O evento teve o tema central “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”, com o objetivo de homologar e filtrar propostas para a conferência estadual. A mesa foi formada pela secretária de Assistência Social e Direitos Humanos e primeira-dama, Ester Chumbinho; o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Valter Cordeiro; o representante da Infância/Juventude, Deputado do Parlamento Juvenil João Pedro Valente; o Presidente do CMDCA de Rio das Ostras, Paulo Sérgio Batista e a representante da Comissão de Conferência Regional dos Direitos da Criança e Adolescente e Coordenadora de Promoção e Igualdade Racial de Armação dos Búzios, Cirlei de Souza. A Subsecretária de Assistência Social e Direitos Humanos de São Pedro da Aldeia, Olívia de Sá, também participou do evento.




Após composição da mesa, a programação teve início com a execução do Hino Nacional, seguido de um vídeo sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), leitura e votação do regimento interno.



“Em nome do Prefeito Cláudio Chumbinho, agradeço a presença de todos. Essa Conferência foi mais um passo histórico para avançarmos na luta pelos direitos das crianças e adolescentes. Quando informada sobre a realização do evento, não pensei duas vezes em oferecer São Pedro da Aldeia para sediar. Em nosso país, infelizmente, há muitas violações de direitos. É para combatermos essas ações que estivemos reunidos. Tivemos um dia pleno de trabalho para buscar um futuro melhor, mais sereno e mais feliz para nossos jovens”, afirmou a Secretária de Assistência Social, Ester Chumbinho.



“O objetivo geral é garantir a implementação da política e do plano decenal das crianças e adolescentes a partir do fortalecimento dos conselhos de direito das crianças e adolescentes (CMDCA) e do protagonismo com a participação. Trabalhamos nessa conferência com a regionalização, as propostas de cada eixo passaram por aprovação regional, distanciando o conceito municipal”, afirmou a Coordenadora de Promoção e Igualdade Racial de Armação dos Búzios, Cirlei de Souza.




A programação contou ainda com debate, divisão dos grupos de trabalho, apresentação das propostas pelos grupos, apresentação dos delegados municipais e eleição dos delegados regionais, além da apresentação da delegação da Região dos Lagos para a IX Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.