São Pedro da Aldeia vai ganhar Agência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Especial de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, firmou uma parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para a instalação da primeira Agência Regional do órgão no município. A Prefeitura agora está concluindo as adaptações necessárias no local das instalações, que vai funcionar na sede do Núcleo de Qualificação Profissional, na Avenida São Pedro, s/n°, ao lado da Defesa Civil, no Centro da cidade. A previsão de inauguração da Agência é para daqui a 30 dias.

Com a implantação da unidade, os trabalhadores do município e da região terão acesso a diversos benefícios, como emissão de carteira de trabalho, habilitação do seguro desemprego, registro profissional, rescisão de contrato, orientações trabalhistas, entre outros serviços oferecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Com a medida, São Pedro da Aldeia será o sexto a contar com uma Agência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, ao lado das cidades de Saquarema, Araruama, Armação dos Búzios, Rio das Ostras e Macaé.

A gerente regional de Trabalho e Renda do MTE, Tânia Oliveira, elogiou o empenho da administração local na cessão de uso do espaço e destacou a importância da Agência em âmbito local e regional. “A Prefeitura está oferecendo uma estrutura muito boa. Para o trabalhador do município, essa agência será fundamental, pois ele não vai precisar mais se deslocar para Cabo Frio ou Araruama para ter acesso aos serviços. Aqui serão disponibilizados toda a recepção do seguro desemprego, consultas de RAIS, PIS, carteira de trabalho, entre outros. Além disso, nossa intenção é que até o final deste ano também seja implantada a carteira de trabalho informatizada. São serviços fundamentais oferecidos pelo Ministério do Trabalho, que a partir de agora serão concentrados no município”, disse. Segundo Tânia, a implantação da Agência Regional em São Pedro da Aldeia deverá beneficiar ainda os municípios de Arraial do Cabo e Iguaba Grande.

Inicialmente, três servidores do Ministério já foram treinados para atuar na Agência. O espaço será dividido em dois ambientes: uma sala para atendimentos gerais e outra onde deverá funcionar o plantão de homologação. A unidade também contará com um banheiro social e um adaptado para portadores de necessidades especiais. O funcionamento será de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Segundo o Secretário Especial de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda (SAGAT), Dimas Tadeu, o desenvolvimento crescente de São Pedro da Aldeia foi um dos motivos para a instalação da agência no município. “Desde o início do ano, São Pedro da Aldeia vem vivendo uma fase de crescimento do número de empregos. Além disso, as ações que temos empreendido junto ao Programa Jovem Aprendiz, com os cursos do Pronatec, também fizeram com que o Ministério do Trabalho passasse a ver São Pedro da Aldeia como uma unidade referência para a região e nós estamos empenhados em continuar neste caminho. A instalação dessa agência é mais uma grande conquista e vai beneficiar muito os nossos munícipes, que agora terão maior conforto e acesso facilitado aos serviços”, disse.

De acordo com o Secretário, a Prefeitura agora está em fase de complementação das adaptações necessárias no espaço físico para a chegada dos equipamentos. “Estamos finalizando as questões elétricas e de instalação dos pontos de rede para que possamos inaugurar a agência o mais breve possível”, finalizou. Segundo Dimas, a agência terá capacidade de atendimento de cerca de 50 pessoas por dia. Já na tarde da última segunda-feira (12), a gerente regional de Trabalho e Renda do MTE, Tânia Oliveira, esteve na futura sede da Agência para acompanhar os trabalhos. Além do Secretário da SAGAT, Dimas Tadeu, a visita contou também com a participação do diretor da SAGAT, Marcos Salaibe e do chefe da Agência Regional de São Pedro da Aldeia, Wagner de Souza.