400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

São Pedro da Aldeia vai ganhar cinema

Por Luana Macêdo em 12/09/2013
Imagem da Notícia: O município de São Pedro da Aldeia está classificado para receber o projeto federal “Cinema da Cidade”. Juntamente com outros nove municípios do Estado do Rio de Janeiro, São Pedro da Aldeia foi escolhido para ter o cinema, além de salas que também serão utilizadas para atividades culturais. O Cinema ficará localizado ao lado do Teatro Municipal Dr. Átila Costa Soares, no bairro Nova São Pedro. De acordo com o Governo do Estado, a previsão de inauguração do espaço é para o fim de 2014. A parceria para a implantação do cinema consiste na cessão da área pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia e a execução da obra realizada pelo Governo do Estado, com recursos do Ministério da Cultura.

 

O município de São Pedro da Aldeia vai receber um cinema. A cidade foi  classificada pelo  projeto federal “Cinema da Cidade”.  O Cinema ficará localizado ao lado do Teatro Municipal Dr. Átila Costa Soares, no bairro Nova São Pedro. De acordo com o Governo do Estado, a previsão de inauguração do espaço é para o fim de 2014. A parceria para a implantação do cinema consiste na cessão da área pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia e a execução da obra realizada pelo Governo do Estado, com recursos do Ministério da Cultura.

Com a habilitação para receber o cinema, o próximo passo será a abertura de licitação, pela Secretaria de Estado de Cultura, para a contratação da empresa que executará as obras em São Pedro da Aldeia. Após a conclusão, uma licitação pública será aberta para a escolha da empresa responsável pela administração do cinema.

 

De acordo com prefeito Cláudio Chumbinho, o cinema é mais uma conquista para a cidade fruto da parceria com o Governo do Estado. "A partir da construção do cinema em nosso município, todos que curtem filmes irão assistir aqui, sem precisar se deslocar para outras cidades. Estou muito feliz com mais essa conquista para nossa população, que só foi possível devido a excelente parceria que temos com o Governo do Estado"

Em uma área de cerca de 1500m², a estrutura prevê a construção de salas de projeção digital, adaptáveis para tecnologia 3D, com capacidade de 100 a 200 lugares, sala para exposições culturais, multiuso, café e bombonier. O Projeto “Cinema da Cidade”, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, o Ministério da Cultura (MinC), a  Agência Nacional do Cinema (ANCINE) e a Caixa Econômica Federal, tem como objetivo implantar salas de exibição em municípios de pequeno e médio porte (entre 20.000 mil e 100.000 mil habitantes) que não contam com cinemas em funcionamento.

Destacando o ganho cultural, a Secretária Especial de Projetos, Cláudia Magalhães, falou do trabalho realizado para a vinda do cinema.

“A equipe do Governo Cláudio Chumbinho está trabalhando para trazer o incentivo à cultura para São Pedro da Aldeia. Temos tido grandes êxitos e ganhos por conta do trabalho integrado, que está sendo feito entre todas as secretarias de São Pedro da Aldeia”, afirmou Cláudia Magalhães.

Tópicos: Cinema da Cidade