Atalhos de Acessibilidade


Rumo aos 400 anos de São Pedro da Aldeia

Prefeitura de
São Pedro
da Aldeia

Você está em:   Skip Navigation Links

Sala de Imprensa

Notícias

São Pedro da Aldeia vai ganhar mais três novas unidades básicas de saúde
RSS
Por Raíra Morena em 26/07/2013
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Especial de Projetos, anunciou a construção de mais três Unidades Básicas de Saúde (UBS) no município. Os bairros contemplados foram Campo Redondo, Parque Arruda e Porto do Carro. As obras serão realizadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) - seleção 2013, do Governo Federal, em um investimento de mais de R$ 1.328.000,00. A portaria n° 1.380 com o resultado da seleção foi publicada no Diário Oficial da União no início do mês de julho. A Prefeitura agora está em fase de elaboração dos projetos para licitação, com previsão de início das obras para ainda este ano.


O Prefeito Cláudio Chumbinho comemorou as novas conquistas e reafirmou o compromisso com a Saúde. “Em sete meses de governo, temos conseguido avançar muito na parceria com o Governo Federal. São quase um milhão em convênios recuperados para Saúde e continuamos trabalhando na elaboração de novas propostas. Em breve vamos entregar seis novas unidades básicas de saúde. Além disso, conseguimos aprovar a reforma de mais três UBS, ampliação do Hospital do Morro dos Milagres, construção de academias de saúde e aquisição de novos equipamentos e materiais. Para colocarmos São Pedro da Aldeia no tempo de viver bem, a saúde tem que ser prioridade”, ressaltou.


De acordo com a Secretária Especial de Projetos, Cláudia Magalhães, graças à regularização do município junto ao Ministério da Saúde,  resultado de um trabalho  integrado junto às secretarias de Gestão Estratégica, Urbanismo, Saúde, Ambiente, Lagoa e Pesca, Administração, Controladoria, Procuradoria e Fazenda, São Pedro da Aldeia passou a estar habilitado a receber  incentivos financeiros para investimentos referentes ao componente Construção do Programa de Requalificação de UBS, com recursos oriundos não só do PAC 2, mas também de Emendas Parlamentares e Programas do Ministério da Saúde, articulados pelo Secretário de Governo, Edmilson Bittencourt.

“Por determinação do Prefeito Cláudio Chumbinho, desde o início do ano estamos trabalhando na regularização da situação do município junto ao Governo Federal, resgatando convênios, buscando parcerias e encaminhando novas propostas. Agora estamos trabalhando na elaboração dos projetos para dar início à licitação das obras de construção das UBS no Campo Redondo, Parque Arruda e Porto do Carro”, disse Cláudia.

A Secretária de Saúde, Vanessa Vidal, destacou a importância da construção de novas unidades para a ampliação da rede de Atenção Básica no município e humanização do atendimento. “O investimento na Saúde, na reestruturação e na construção de unidades básicas de saúde tem sido uma prioridade na gestão do Prefeito Cláudio Chumbinho. As unidades de saúde da família vêm provocando um importante movimento de reorientação do modelo de atenção à saúde no SUS e nosso grande desafio tem sido consolidar esse novo modo de fazer saúde, centrado na prevenção, no cuidado integral e no acompanhamento familiar. Com essas obras, vamos avançar muito neste sentido”, disse.

Nas Unidades Básicas de Saúde a população receberá acompanhamento, serviços de prevenção e promoção à saúde. Nelas é onde se realizam, também, as campanhas de vacinação, consultas de pré-natal, além de cuidados com a saúde de diabéticos e hipertensos. De acordo com o projeto, todas as unidades básicas de saúde serão construídas obedecendo às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e contarão com recepção, consultório odontológico, sala para clínico geral, cozinha, copa, almoxarifado, sala de vacinas, curativos, estererilização, banheiros, incluindo um adaptado para portadores de necessidades especiais, além de depósitos para material de limpeza e resíduos sólidos.
  • Valid XHTML 1.0 Transitional
  • Selo de Acessibilidade - DaSilva
Desenvolvido por NPI Brasil Rua Marques da Cruz, 61 - Centro / (22) 2621-1559
CEP: 28941-086