Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

SASDH participa da programação dos 402 anos do município

Por Renata Souza em 14/05/2019
Imagem da Notícia: A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) vai participar do Desfile Cívico, na próxima quinta-feira (16), em comemoração aos 402 anos de fundação do município. Ao todo, 40 profissionais da SASDH e dos equipamentos e 30 crianças das oficinas do Centro de Referência de Assistencial Social do Morro do Milagre, irão representar a Secretaria. Também terá apresentação da banda da Instituição NedVida.

 

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) vai participar do Desfile Cívico, na próxima quinta-feira (16), em comemoração aos 402 anos de fundação do município. Ao todo, 40 profissionais da SASDH e dos equipamentos e 30 crianças das oficinas do Centro de Referência de Assistencial Social do Morro do Milagre, irão representar a Secretaria. Também terá apresentação da banda da Instituição NedVida.

 

De acordo com a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Marques, será um momento importante para expor algumas ações da secretaria. “O desfile cívico é uma tradição em nossa cidade, que conta com a participação ativa da população. Acredito que seja um momento único para divulgarmos nossas campanhas realizadas durante o ano; faremos uma pequena representação, mas de grande importância”, disse.

 

Durante o desfile serão expostas cinco campanhas da Secretaria. São elas: Faça Bonito, Conferência da Criança e do Adolescente, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Outubro Rosa e Novembro Azul. Os representantes da secretaria irão usar camisas com os símbolos das campanhas. Também será feita distribuição de panfletos da campanha "Faça Bonito".

 

Campanhas 

Outubro rosa – Realizada nos Cras e no Creas tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

Novembro Azul – Também é uma campanha realizada nos equipamentos. Tem como objetivo reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros.

PETI - O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil é um conjunto de ações que têm como objetivo retirar crianças e adolescentes menores de 16 anos do trabalho precoce, exceto na condição de aprendiz a partir de 14 anos. O Programa, além de assegurar transferência direta de renda às famílias, oferece a inclusão das crianças e dos jovens em serviços de orientação e acompanhamento. A frequência escolar também é exigida.  

Faça Bonito - campanha nacional do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.  A flor amarela é o símbolo da campanha; a imagem foi escolhida como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação com a causa junto à sociedade.

Conferência Municipal – aborda políticas públicas voltadas da Criança e do Adolescente. Todas as resoluções são encaminhadas à Conferência Estadual e Federal.