400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Saúde aldeense adquire novos aparelhos de Eletrocardiograma para as unidades de saúde

Por Raíra Morena em 04/12/2013
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da aldeia, através da Secretaria de Saúde, adquiriu 10 novos aparelhos de Eletrocardiograma para as unidades básicas e unidades de saúde da família do município. Os equipamentos serão dispostos em pontos estratégicos, de acordo com a área de abrangência de cada unidade. O eletrocardiograma (ECG) é um exame diagnóstico que detecta sinais da atividade do coração, utilizado para examinar algumas funções do órgão. Para a assistência ao paciente submetido ao exame, já nesta sexta-feira (06), a Secretaria de Saúde vai promover o primeiro curso de ECG para enfermeiros da rede. Cerca de 30 profissionais participarão da capacitação, que acontecerá das 9h às 17h no Centro de Estudos da Policlínica do Centro e será ministrada pela coordenação municipal de Enfermagem.

A Prefeitura de São Pedro da aldeia, através da Secretaria de Saúde, adquiriu 10 novos aparelhos de Eletrocardiograma para as unidades básicas e unidades de saúde da família do município. Os equipamentos serão dispostos em pontos estratégicos, de acordo com a área de abrangência de cada unidade. O eletrocardiograma (ECG) é um exame diagnóstico que detecta sinais da atividade do coração, utilizado para examinar algumas funções do órgão. Para a assistência ao paciente submetido ao exame, já nesta sexta-feira (06), a Secretaria de Saúde vai promover o primeiro curso de ECG para enfermeiros da rede. Cerca de 30 profissionais participarão da capacitação, que acontecerá das 9h às 17h no Centro de Estudos da Policlínica do Centro e será ministrada pela coordenação municipal de Enfermagem.

 

De acordo com a coordenadora municipal de Enfermagem, Rúbia Dumas, a proposta do curso é aperfeiçoar os profissionais de enfermagem para assistir o paciente submetido ao procedimento do exame de ECG. "Além de garantir o atendimento de qualidade ao paciente, o curso também vai ensinar ao profissional como operar corretamente o eletrocardiógrafo, utilizando técnicas de manuseio adequadas, compreendendo os traçados eletrocardiográficos e correlacionando-os com possíveis alterações e seu grau de urgência. Ou seja, não será somente uma capacitação da mecânica do procedimento, mas efetivamente uma capacitação técnica. De nada adianta deslocarmos esses equipamentos para as unidades, se os nossos profissionais não forem capacitados", destacou.

 

Durante o curso, os enfermeiros contarão com exercícios práticos, exposição dialogada com apoio de recursos tecnológicos e equipamentos de ECG, atividades em grupo e individuais. No conteúdo programático constam conhecimentos de anatomia e fisiologia cardíaca, normalidades e principais alterações, compreensão da bomba de sódio, principais ondas elétricas, alterações relacionadas ao infarto agudo do miocárdio, arritimas cardíacas como sinal de agravo no exame, manuseio e operação do aparelho, humanização do profissional de saúde na realização do exame, entre outros.


Tópicos: ESFs , Enfermagem , ECG , UBS , Capacitação , Postos de Saúde