400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Saúde aldeense fecha o ano com aumento do número de atendimentos à população

Por Raíra Morena em 30/12/2013
Imagem da Notícia: Depois da contratação de novos profissionais de saúde e da aquisição de equipamentos e materiais para o Pronto-Socorro Municipal, Policlínica e postos de saúde, o número de atendimentos à população teve um aumento significativo ao longo do ano de 2013. A melhora do serviço faz parte de uma série de medidas tomadas pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Saúde, visando a qualificação, humanização e ampliação da Saúde Pública aldeense, que inicia o ano de 2014 com um importante serviço de atenção às urgências em pleno funcionamento: a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h).

         Depois da contratação de novos profissionais de saúde e da aquisição de equipamentos e materiais para o Pronto-Socorro Municipal, Policlínica e postos de saúde, o número de atendimentos à população teve um aumento significativo ao longo do ano de 2013. A melhora do serviço faz parte de uma série de medidas tomadas pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Saúde, visando a qualificação, humanização e ampliação da Saúde Pública aldeense, que inicia o ano de 2014 com um importante serviço de atenção às urgências em pleno funcionamento: a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h).

De acordo com a estatística elaborada pelo Setor de Contas Médicas da Secretaria de Saúde, foram mais de 50 mil procedimentos, entre consultas médicas, imunização, preventivo e visitas domiciliares, realizados nos últimos meses no Pronto-Socorro Municipal – um aumento progressivo em relação aos três primeiros meses do ano, quando os atendimentos na unidade giravam em torno dos 30 mil. A unidade fecha o ano de 2013 com mais de 95 mil atendimentos de urgência registrados, um aumento de mais de quase 50% em relação a janeiro.

Segundo a Secretária de Saúde, Vanessa Vidal, a melhora do serviço de urgência e emergência prestado à população se deve ao investimento maciço na contratação de novos profissionais. “Desde junho, quando assumimos a Secretaria de Saúde, temos investido na contratação de novos profissionais e aumento de consultas médicas no Pronto-Socorro. Priorizamos a contratação de um pediatra, que atende todos os dias até as 22h. Além disso, tivemos um aumento significativo dos atendimentos ortopédicos, ambulatório de revisão de fraturas, eletrocardiograma, entre outros procedimentos feitos na unidade. A melhoria da qualidade do atendimento à população é uma grande preocupação do Prefeito Cláudio Chumbinho que tem priorizado muito o investimento na Saúde. A inauguração da nossa UPA 24h foi mais uma conquista fruto desse esforço em fortalecer ainda mais a Saúde Pública do município”, ressaltou.

A aquisição de novas ambulâncias UTI para o Pronto-Socorro, a inauguração da Unidade Intermediária para pacientes graves, o Centro de Hidratação da Dengue e a contratação de novas especialidades para a Policlínica do Morro do Milagre também contribuíram para a melhora da Saúde aldeense. A Policlínica já conta com neuropediatra, hematologista, pneumopediatra e cirurgião vascular, especialidades que antes não atendiam no município. Além disso, houve um aumento significativo do número de vagas de consultas para diversas especialidades, tais como endocrionologia, oftalmologia, cirurgia geral e ginecológica e ortopedia. Atualmente, são feitas cerca de 2000 consultas com especialistas na unidade.

Como parte das melhorias na área de Saúde para o próximo ano estão a transformação do Pronto-Socorro em Hospital Municipal e construção de novos postos de saúde. Para a reforma e ampliação do Hospital no Morro do Milagre foram disponibilizados dois milhões e mais um milhão para a aquisição de materiais permanentes e equipamentos.

Este ano, em parceria com o Governo Federal, as unidades do Vinhateiro e Baixo Grande foram completamente reformadas. Com recursos próprios, os moradores do bairro São João também ganharam um posto de saúde inteiramente reformado e equipado. Já estão em andamento a construção dos postos de saúde dos bairros Flexeira e Porto da Aldeia. Para o próximo ano, estão previstas as construções das unidades básicas de saúde dos bairros Campo Redondo, Parque Arruda e Porto do Carro, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) - seleção 2013, do Governo Federal, em um investimento de mais de R$ 1.328.000,00. 

O investimento em qualificação profissional também foi destaque durante o ano de 2013. Enfermeiros da rede receberam capacitação em câncer de colo de útero e câncer de mama, além do curso de Eletrocardiograma. As unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família foram contempladas com novos aparelhos, que vão suprir a demanda pelo exame no município. A Saúde também inicia o ano de 2014 com uma iniciativa inédita implantada: o primeiro serviço de resgate destinado ao atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência a vítimas de acidentes, com profissionais treinados e capacitados inclusive em salvamento aquático. 




Tópicos: Unidade Intermediária , Pronto-Socorro , Governo do Estado , Policlínica , Resgate , UPA 24h , Especialidades , Ambulâncias , Consultas , Saúde Pública