Atalhos de Acessibilidade


Rumo aos 400 anos de São Pedro da Aldeia

Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia

Você está em:   Skip Navigation Links

Sala de Imprensa

Notícias

Saúde aldeense trabalha com capacidade máxima na alta temporada
RSS
Por Renato Silveira em 09/01/2017


A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da secretaria de saúde está se preparando para a alta temporada. Em um Pronto Socorro Municipal com orçamento programado para cerca de 3500 atendimentos mensais, São Pedro da Aldeia, desde que a crise atingiu os municípios, vem atendendo a cerca de 7 mil pacientes/mês, com uma equipe de três clínicos gerais, um ortopedista, um dentista e equipe de enfermagem completa por dia. O aumento no número de clínicos está sendo estudado para a temporada, quando a demanda sofre um aumento sazonal.



De acordo com a Secretária de saúde, Francislene Casemiro, o município vem observando um aumento no número de atendimento não apenas no Pronto Socorro Municipal.

 

        “A maternidade prestadora do serviço no município e as unidades básicas de saúde também apresentam um aumento significativo de atendimento, podendo influenciar assim o orçamento da saúde como um todo”, afirmou. 


 

“Estamos resolvendo a quantidade de insumos e medicamentos dentro da nossa capacidade, porém temos um orçamento e limites que precisam ser respeitados. Atualmente, estamos dando conta, mas, estamos trabalhando no limite máximo neste início de temporada”, afirmou a Subsecretária de Média e Alta Complexidade, Sônia Marques.

 

Segundo o diretor do Pronto Socorro, Ricardo Neri, é necessário esclarecer os limites orçamentário, físico e humano para a ampliação do atendimento do Pronto Socorro, que além de todas as demandas, ainda recebe todos os acidentes ocorridos nas rodovias próximas. 


 

“Há uma orientação dentro do Corpo de Bombeiros para que todos os casos sejam trazidos para cá, mas muitas vezes, a gravidade é maior do que nossa capacidade. Não temos centro cirúrgico, por exemplo e não podemos transferir para o Hospital Regional de Araruama diretamente, sem a obediência de alguns trâmites”, explicou.

 

Segundo Ricardo, o Pronto Socorro Municipal obedece a todos os padrões de atendimento de emergência, com triagem, sala amarela, sala vermelha, sala de hidratação, sala para medicação, entre outros. 


 

No segundo semestre de 2016, os novos ambientes inaugurados no Pronto Socorro incluem sala vermelha com local para higienização de pacientes, leitos individualizados para mais privacidade, ampliação da sala amarela, sala de isolamento, sala de medicações, área de triagem para classificação de risco e novos equipamentos. Após as obras, a unidade oferece ainda uma área de internação mais ampla. A sala amarela passa a contar com 14 leitos; a recepção da emergência terá um acesso rápido ao Serviço Social, chamada eletrônica e mais conforto aos usuários.

 

 


  • Valid XHTML 1.0 Transitional
  • Selo de Acessibilidade - DaSilva
Desenvolvido por NPI Brasil Rua Marques da Cruz, 61 - Centro / (22) 2621-1559
CEP: 28941-086