Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Saúde e Assistência Social recebem capacitação do Programa Bolsa Família

Por Raíra Morena em 04/09/2014
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos em parceria com o Governo do Estado, promoveu na manhã desta quinta-feira (04) uma capacitação para profissionais da área de Saúde e Assistência Social do município. O curso abordou a gestão do acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família na área da Saúde e foi ministrado por representantes da Secretaria de Estado de Saúde e da coordenação estadual do Bolsa Família.

 

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos em parceria com o Governo do Estado, promoveu na manhã desta quinta-feira (04) uma capacitação para profissionais da área de Saúde e Assistência Social do município. O curso abordou a gestão do acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família na área da Saúde e foi ministrado por representantes da Secretaria de Estado de Saúde e da coordenação estadual do Bolsa Família.

De acordo com a assistente social da área técnica de alimentação e nutrição da Secretaria de Estado de Saúde, Bárbara Campelo, a proposta do curso foi contribuir para a qualificação do atendimento aos usuários, além de ampliar a visão sobre o Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família no município. “A gente veio com o objetivo de qualificar o acolhimento feito aos beneficiários do Programa, enfocando todos os serviços de saúde disponíveis na Atenção Básica para esse usuário. A intenção é ampliar o olhar da Saúde para o beneficiário e reafirmar a importância do papel dos profissionais dos postos de saúde junto à população em situação de vulnerabilidade social”, ressaltou.

Durante a capacitação foram abordados os compromissos das condicionalidades do Bolsa Família na área de Saúde, entre eles a necessidade do acompanhamento do calendário vacinal, do crescimento e desenvolvimento das crianças menores de sete anos, bem como o acompanhamento de gestantes e nutrizes. Também estiveram à frente das explanações a assessora da Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família, Ane Lima e a Superintendente de Atenção Básica da Secretaria de Estado de Saúde, Juliana Oliveira.

Segundo a coordenadora municipal do Programa Bolsa Família na Saúde, Carla Garcia, a parceria com a Secretaria de Estado possibilitou um acesso maior e de qualidade a informações específicas do Programa. “É muito importante que os nossos profissionais estejam muito bem qualificados e informados para realizar esse acompanhamento às famílias da melhor maneira possível. Esse trabalho de identificação e recolhimento de dados é essencial para que possamos criar políticas públicas e promover ações para a melhoria da qualidade de vida dos contemplados pelo Bolsa Família”. De acordo com os registros do SIGPBF referentes à segunda vigência (julho a dezembro), atualmente mais de 4 mil famílias aldeenses são beneficiadas pelo Programa.  

O encontro aconteceu no Centro Vocacional Tecnológico da cidade, próximo ao Teatro Municipal. Participaram da capacitação representantes dos postos de saúde aldeenses, coordenadores dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), técnicos e assistentes sociais da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do município.