Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

“Saúde na Praça” movimenta São Pedro da Aldeia

Por Keyla Marques em 31/01/2016
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no sábado (30) a primeira edição “Saúde na Praça” em 2016. A ação promove consultas gratuitas com especialistas nas praças públicas da cidade aldeense.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no sábado (30) a primeira edição “Saúde na Praça” em 2016. A ação promove consultas gratuitas com especialistas nas praças públicas da cidade aldeense.


O tema desta edição ressaltou a importância da prevenção e tratamento da hanseníase. Médicos e alunos da UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro foram convidados para uma parceria e fizeram mais 90 atendimentos nas Praças Hermógenes Freire (Praça do Canhão) e na Praça do bairro São João.

O Morhan- Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase, palestrou para os cidadãos que passavam nas praças e encenaram medidas de prevenção para crianças e adultos.

“Preparamos, em equipe, palestras com informações de sintomas e prevenção da hanseníase. Conversamos sobre a importância da população divulgar essas informações nas famílias. Estamos muito felizes de estar em São Pedro, por sermos convidados, chegar aqui e encontrar uma ótima estrutura de trabalho. Parabéns às equipes de saúde por entenderem a importância de criar esse relacionamento com a população”, disse Sueli Costa, voluntária do Mohan.

O Secretário de Saúde, Luís Cláudio Sartori, o Subsecretário de Atenção Básica, Adebal Vieira, a Coordenadora de Estratégia de Saúde da Família, Jéssica Tavares, o Diretor de Comunicação Marcos Chaves, a Coordenadora do PSE – Programa de Saúde na Escola, Elen Regina, também estiveram presente apoiando às equipes convidas e ouvindo à população.

“O evento foi um sucesso! Tivemos uma oportunidade ótima de divulgar às medidas de prevenção e diagnosticar doenças de pele. A população está de parabéns por participar. A única dificuldade que enfrentamos foi de terminar a ação, pois muitas pessoas aproveitaram para vir e receber atendimento dos médicos da UFRJ”, disse Elen Regina.

A ação aconteceu das 8:00h até às 14:00h e já tem data marcada para uma próxima edição, que será divulgada em breve. Foram diagnosticados duas pessoas com suspeitas de câncer de pele e uma com hanseníase. Enquanto aguardavam atendimento os moradores puderam participar de ações terapêuticas.

“Achei ótima essa iniciativa da Prefeitura. Minha neném está com uma reação alérgica e pude diagnosticar rapidamente através desta ação”, disse Pablina Coutinho, moradora da cidade aldeense.