Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos comemora dia da Visibilidade Trans

Por Renata Souza em 26/01/2018
Imagem da Notícia: A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos está inserida na luta pelos direitos dos travestis, transexuais e transgêneros. Trabalhando neste sentido, a pasta vai realizar o I Seminário de Capacitação: Direitos, Desafios e Conquistas. O evento é direcionado aos profissionais da área da Saúde e servidores da Secretaria, a fim de orientá-los quanto ao atendimento a esse público. O Seminário será realizado no próximo dia 29, data em que se comemora o Dia da Visibilidade Trans, às 13h, no Cine IPHAN, localizado a Praça Agenor dos Santos, s/n, Centro, São Pedro da Aldeia.

 

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos está inserida na luta pelos direitos dos travestis, transexuais e transgêneros. Trabalhando neste sentido, a pasta vai realizar o I Seminário de Capacitação: Direitos, Desafios e Conquistas. O evento é direcionado aos profissionais da área da Saúde e servidores da Secretaria, a fim de orientá-los quanto ao atendimento a esse público. O Seminário será realizado no próximo dia 29, data em que se comemora o Dia da Visibilidade Trans, às 13h, no Cine IPHAN, localizado a Praça Agenor dos Santos, s/n, Centro, São Pedro da Aldeia. 


  

 

A capacitação será ministrada pelo ativista transexual e presidente do fórum de ONGs do interior do Rio de Janeiro e presidente da ONG Arraial Free, Théo Silveira e pela ativista transexual e advogada, Tatiana Crispim. As orientações serão direcionadas aos enfermeiros, recepcionistas e técnicos de enfermagem, profissionais ligados a Secretária de Saúde e ao Pronto Socorro Muncipal. Também serão capacitados os servidores da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, que trabalham diretamente no atendimento ao público.

 

De acordo com o Coordenador de Política Públicas LGBTI, Victor Jotha, esse é um trabalho de suma importância. “Agradeço as Secretárias Municipais Ester Marques e Francislene Casemiro por  apoiarem a nossa luta. O município oferece serviços para a população como um todo e para que o usuário transexual receba um atendimento com mais qualidade, os profissionais precisam ser orientandos nesse sentido. Entendemos que é um público com certas particularidades e não cabe aos profissionais ter ciência de como atendê-lo, sem antes ser orientado. Cabe aos gestores promoverem capacitações, e é exatamente o que estamos fazendo. Começamos por essas Secretarias, mas o trabalho será estendido a todas”, disse.

 

 No dia 29 de janeiro é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Trans, a data foi criada em 2004 pelo Ministério da Saúde, após a divulgação da campanha “Travesti e Respeito”, em reconhecimento à dignidade dessa população. O Dia da Visibilidade Trans tem o objetivo de ressaltar a importância da diversidade e respeito para o Movimento Trans, representado por travestis, transexuais e transgêneros.