Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

IPTU 2019.

Secretaria de Assistência Social sedia reunião do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso

Por Renata Souza em 09/01/2019
Imagem da Notícia: A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de São Pedro da Aldeia sediou, nesta terça-feira (08), a primeira reunião do ano de 2019 do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI). O encontro contou com a participação de diversos membros do Conselho. As reuniões do CMDI são realizadas mensalmente, com o objetivo de discutir políticas públicas voltadas para o idoso.

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de São Pedro da Aldeia sediou, nesta terça-feira (08), a primeira reunião do ano de 2019 do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI). O encontro contou com a participação de diversos membros do Conselho. As reuniões do CMDI são realizadas mensalmente, com o objetivo de discutir políticas públicas voltadas para o idoso.



Durante o encontro, foram formadas as comissões temporárias do Conselho, realizados agendamentos de visitas, análise das denúncias e encaminhamento de casos.


O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) é composto por representantes de organizações não governamentais do município, diretamente ligadas à defesa ou atendimento ao idoso, legalmente constituídas e eleitas na Conferência Municipal dos Direitos do Idoso, e por representantes do Poder Público Municipal, escolhidos e nomeados pelo Poder Executivo, todos para mandato de 2 anos. O Conselho consiste, portanto, na união da sociedade civil com o poder público em prol da pessoa idosa. 



O papel do CMDI é acompanhar, fiscalizar e avaliar as ações direcionadas ao público idoso, além de, defender seus direitos sociais e de cidadania. O Conselho pode atuar, também, no incentivo e apoio a realização de eventos, estudos e pesquisas no campo da promoção, proteção e defesa dos direitos do idoso; recebendo denúncias de desrespeito a esses direitos e adotando as medidas cabíveis.