Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Secretaria de Cultura abre inscrições para oficina de bordado

Por Raíra Morena em 13/03/2019
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Adjunta de Cultura, abriu inscrições para o curso gratuito de bordado livre. Para se inscrever, basta comparecer à sede da Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no centro da cidade, e apresentar documentos de identidade, comprovante de residência e duas fotos 3x4. Os atendimentos são realizados das 9h às 16h. As aulas terão início no dia 20 de março. As vagas são limitadas.

            A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Adjunta de Cultura, abriu inscrições para o curso gratuito de bordado livre. Para se inscrever, basta comparecer à sede da Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no centro da cidade, e apresentar documentos de identidade, comprovante de residência e duas fotos 3x4. Os atendimentos são realizados das 9h às 16h. As aulas terão início no dia 20 de março. As vagas são limitadas.



            A secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques, destacou os objetivos da iniciativa. “Estamos muito felizes em oferecer esse curso para os nossos aldeenses. É uma oficina voltada a públicos de várias faixas etárias e vai abordar as diversas técnicas de bordado, de forma dinâmica e prática. Além disso, essa iniciativa também está integrada ao nosso projeto em comemoração ao aniversário da cidade, no mês de maio. Estamos planejando uma exposição de bordadeiras, reunindo todos os trabalhos elaborados pelos nossos talentos locais. A intenção é que futuramente possamos oferecer mais cursos de artesanato, proporcionando o desenvolvimento da criatividade, da cultura e até a geração de uma renda para a população”, disse.


            O curso terá como foco o aprendizado de técnicas iniciais de bordado a mão, oferecendo experiências diversificadas com linhas e agulhas. Além das atividades práticas, os alunos também receberão material de apoio impresso, contendo o passo a passo para a confecção de peças. Com duração de dois meses, a oficina será ministrada todas as quartas e quintas-feiras, sob instrução da artesã Kátia Carvalho. No ato da inscrição, o aluno terá a opção de escolher a turma do turno da manhã, das 9h às 10h30, ou da tarde, das 14h às 15h. Podem participar homens e mulheres a partir dos 14 anos de idade. Ao final do curso, haverá entrega de certificado aos alunos.


A instrutora Kátia Carvalho falou sobre o conteúdo programático. “A proposta é fazermos um resgate dessa cultura muito antiga, que tem sido passada de geração em geração. O bordado está muito presente no cotidiano das pessoas, seja no vestuário, na moda casa, moda praia, decoração e outros. É importante conhecer e valorizar essa arte única, que pode trazer muitos benefícios que vão além do lazer. Para esse curso, nós vamos fechar turmas pequenas, porque o objetivo é trabalhar de forma bastante individualizada, buscando um bom atendimento a cada aluno”, destacou a artesã.


Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2625-5167.