Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Secretaria de Educação aldeense abre III Encontro Pedagógico da Marinha

Por Mônica Marins em 24/10/2013
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer participou da abertura do III Encontro Pedagógico do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN). O secretário Educação, Cultura, Esporte e Lazer Evaldo Bittencourt, abriu o Encontro. A primeira parte do evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (24), no auditório da Marinha. O tema escolhido para o Encontro foi: “Mudanças e Criatividade: Caminhos para o Futuro da Educação no Século XXI”.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer participou da abertura do III Encontro Pedagógico do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN). O secretário Educação, Cultura, Esporte e Lazer Evaldo Bittencourt, abriu o Encontro. A primeira parte do evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (24), no auditório da Marinha. O tema escolhido para o Encontro foi: “Mudanças e Criatividade: Caminhos para o Futuro da Educação no Século XXI”. 

O evento foi dividido em dois momentos: na parte da manhã o secretário Evaldo Bittencourt, fez uma palestra com o tema: “Os desafios atuais para uma educação de qualidade” e à tarde o professor Serrano Freire, abordou o seguinte tema: “Seja criativo em sala de aula: pequenas mudanças fazem grande diferença”.

De acordo com os organizadores do evento, o objetivo do Encontro Pedagógico é orientar e auxiliar os educadores e apresentar reflexões sobre como promover uma educação de qualidade, através do estímulo da criatividade, mostrando que é possível transformar o ambiente da sala de aula em um local prazeroso onde as conquistas simples são fruto de pequenas mudanças.

Ao começar a palestra o secretário Evaldo, disse que onde tem um brasileiro sonhador, tem alma. Ele ressaltou a responsabilidade que os professores têm de tocar corações. Para Evaldo os professores têm o papel importante de forjar pessoas capazes de superar suas dificuldades.

O secretário disse que se sente um sonhador não utópico e explicou: ter o conhecimento acadêmico aumenta a capacidade de enxergar. Para corroborar o seu pensamento ele exibiu um texto de Cecília Meireles: “É o sonho que liberta”. Segundo Evaldo não basta conhecimento para solucionar as crises que geramos durante os séculos: “O desafio é avançar no conhecimento, mas para isto é necessário o sonho”, disse.

Evado Bittencourt fez uma pergunta: de que forma a minha voz no mundo pode impactar e fazer falta no amanhã?  A resposta, de acordo com o palestrante, está nas escolhas que fazemos: “Eu não tenho o direito de cancelar aquilo que interfere na vida dos outros. O perigo do ser humano é não ter motivação e esta é uma característica fundamental da pedagogia que não pode ser esquecida”, disse o secretário.

Ao falar sobre os desafios de quem lida com a educação, Evaldo disse que o educador não pode desprezar diagnósticos.  Segundo dados do Diagnóstico Educacional Brasileiro apenas 44% dos alunos do Ensino Fundamental leem adequadamente.  A Fundação Getúlio Vargas – RJ revela que o desinteresse é o principal motivo da evasão escolar entre jovens. Para atenuar os problemas é preciso tornar a escola atrativa, interessante.

Evaldo finalizou apontando alguns problemas sociais que os educadores enfrentam nas escolas: a violência, a incivilidade e a falta de limites. Ele afirma que é preciso superar os desafios na família, na gestão pública e na escola.  Evaldo encerrou com um texto da escritora Cora Coralina: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.

 Após a palestra, foi aberto um período para perguntas da plateia. O comandante do CIAAN, o Capitão-de-Mar-e-Guerra André de Araújo Costa, ao encerrar, agradeceu a presença do secretário Evaldo Bittencourt e parabenizou-o por ter alcançado os objetivos propostos pela equipe.