400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer realiza reunião de planejamento estratégico

Por Mônica em 04/11/2013
Imagem da Notícia: O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de São Pedro da Aldeia (SECEL), Evaldo Bittencourt promoveu na última sexta-feira (01), uma reunião com os responsáveis por todos os setores das secretarias que estão sob sua responsabilidade, para a realização do planejamento estratégico de 2014. O encontro que durou cerca de dez horas teve como objetivos avaliar o ano de 2013, rever as ações que não foram concluídas este ano e projetá-las para 2014, além de fazer um planejamento de ações para o próximo ano. De acordo com Evaldo, no ano de 2013 foi necessário estruturar a secretaria e agora é preciso solidificar o trabalho que vem sendo feito.

 

 

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de São Pedro da Aldeia (SECEL), Evaldo Bittencourt promoveu na última sexta-feira (01), uma reunião com os responsáveis por todos os setores das secretarias que estão sob sua responsabilidade, para a realização do planejamento estratégico de 2014. O encontro que durou cerca de dez horas teve como objetivos avaliar o ano de 2013, rever as ações que não foram concluídas este ano e projetá-las para 2014, além de fazer um planejamento de ações para o próximo ano.  De acordo com Evaldo, no ano de 2013 foi necessário estruturar a secretaria e agora é preciso solidificar o trabalho que vem sendo feito.

 Na parte da manhã o secretário coordenou atividade coletiva de abertura com boas vindas, atividade motivacional e esclarecimentos das diretrizes para o planejamento estratégico. Nesta primeira hora, as músicas e poesias regadas com humor e muito afeto foram imprescindíveis para elevar a autoestima e marcar o valor das pessoas na instituição. Em seguida, todos se organizaram em grupos de trabalho por subsecretarias, diretorias e coordenações das três áreas: educação, cultura e esporte.

 

 À tarde foram feitas as apresentações de cada grupo. Após avaliarem o trabalho feito em 2013, os profissionais de cada área apresentaram propostas de ações para 2014.

Para os participantes do encontro a integração entre as pessoas e a troca de informações foram de suma importância para o processo de aperfeiçoamento dos trabalhos que vêm sendo executados por cada profissional. “Esse tempo é muito importante porque há um entrosamento entre todos os setores, e no caso específico do setor de finanças é ideal estarmos aqui para podermos trabalhar com serenidade o orçamento para 2014”. Afirmou Elisângela da Silva. Já o grupo da Infraestrutura definiu a reunião coletiva como o momento de socializar as angústias, trocar ideias, buscar soluções e interagir com outros setores.  

A diretora de Nutrição Escolar, Noêmia Amorim disse que entender melhor o trabalho dos outros faz com que o serviço tenha mais qualidade, uma vez que todos dependem um do outro. Segundo ela é fundamental sair do cotidiano e interagir com outros setores, já que todos são igualmente importantes.

A equipe Supervisão Pedagógica que além das 43 unidades escolares atende também a Escola de Arte, o Núcleo de Educação e Cultura Ozimar Maurício da Silveira e o Horto Escola Artesanal, fez uma avaliação positiva do trabalho em 2013. De acordo com a supervisora Cristiane Vasconcelos, mesmo com a grande quantidade de trabalho, uma vez que cada um dos 29 supervisores atende cerca de 450 alunos, a equipe deu conta da demanda. Além da contratação de mais supervisores para o ano que vem, é alvo da equipe estreitar o relacionamento com a equipe da SECEL. 

Para quem faz a assessoria técnica da secretaria, sem esta avaliação não seria possível partir para novas metas. “É o ponto alto do trabalho de qualquer profissional”, definiu Patrícia Lima.

A diretora do Núcleo de Educação Municipal Ozimar Maurício da Silveira, Elizabeth Primo Sales destacou a participação da comunidade no Núcleo durante o ano e disse que a meta para 2014 é aumentar a quantidade de projetos oferecidos à comunidade. Entre os principais estão a criação da ginástica localizada, para atender os mais jovens e abertura de oficinas artesanais. Já a diretora da Escola de Arte, Ludmila Travassos que este ano vem trabalhando com aulas de música, dança de salão e teatro pretende inserir workshops no final de cada etapa, no ano que vem. O professor Jomar Jotha, que em 2013 desenvolveu diversos projetos culturais, de sustentabilidade e de preservação do meio ambiente, projeta para 2014 a ampliação das atividades com abertura do Horto Escola Artesanal também nos finais de semana. A aquisição de um ônibus para as aulas passeio também está sendo pleiteada.

O diretor de Transporte Flávio Evangelista, disse que a valorização do profissional foi um dos pontos importantes no trabalho de 2013. Ele falou também da aquisição de ônibus novos para o transporte escolar. A novidade para 2014 é a inclusão dos alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA) na rota do transporte escolar.

A equipe da subsecretaria de Esporte falou das conquistas em 2014: a realização do tradicional Fest Verão, a construção da academia popular Viver Bem, os torneios de futebol e muitas outras atividades que mobilizaram jovens e adultos durante todo o ano estão na lista dos eventos bem sucedidos e que continuarão no ano que vem. Entre os projetos constam: as competições entre as escolinhas de futebol, a inclusão da travessia de natação do Fest Verão, a inclusão da categoria de base no Fest Inverno e a criação do torneio municipal de skate.

Na parte cultural, o diretor do Teatro Municipal, Nelson Yabeta deu destaque à reforma do prédio do teatro e a realização da Conferência Municipal de Cultura. Ele falou também da importância do espaço físico do teatro para a sociedade aldeense: “Todos os eventos de grande porte são feitos lá”, disse. A realização do Festival Estudantil de Teatro que acontecerá no final de novembro, também é considerada um avanço na cultura local. O objetivo deste festival é a formação de grupos de teatros do município, valorizando a “prata da casa”.

Os planos da cultura para 2014 incluem o cadastro dos artesãos da cidade, a reforma da Casa da Cultura, a realização do projeto Cinema nas Escolas e a formalização da parceria com o SESI para a vinda de espetáculos de alto nível para a cidade. A equipe da Cultura avaliou o encontro como fundamental porque é preciso rever acertos e erros para que o trabalho continue. 

A estratégia do secretário Evaldo Bittencourt deu certo. Após dez horas de trabalho a equipe saiu consciente de que apesar dos desafios houve avanços consideráveis em todos os setores e que com planejamento será possível alcançar novas metas em 2014. O secretário disse que resultado do evento o deixou ainda mais motivado: “É muito gratificante liderar um grupo de profissionais deste nível. As equipes demonstraram alto comprometimento com as questões relevantes para que avancemos em 2014 e possamos cada vez mais alcançar as metas de uma educação aldeense de qualidade. Saio do encontro mais fortalecido e convicto de que estamos caminhando integrados e solidariamente envolvidos com as causas da educação, da cultura e do esporte”, disse Evaldo.

Mais uma reunião está marcada para o próximo dia 22, quando serão concluídos os trabalhos. Na ocasião será feita a sistematização de todas as propostas que irão nortear os trabalhos da SECEL em 2014.