400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Secretaria de Educação faz parceria com a UERJ

Por Mônica Marins em 23/06/2013
Imagem da Notícia: A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), de São Pedro da Aldeia firmou convênio com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para a implantação de cursos de Formação Continuada de Professores. Uma reunião na última sexta-feira (21), na Secretaria de Educação, selou a parceria.


 A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), de São Pedro da Aldeia firmou convênio com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para a implantação de cursos de Formação Continuada de Professores. O objetivo do convênio é a disseminação de práticas metodológicas desenvolvidas pelo Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da UERJ através de  cursos de Formação Continuada de Professores da Rede Pública de Ensino.
O secretário de Educação, Professor Evaldo Bittencourt e a equipe pedagógica da SECEL representada por Fátima Motta, Edlúcia Marques, Vanessa Castanon,e Monique Sampaio receberam dois representantes da UERJ: o Diretor do Centro de Educação e Humanidades do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silva (CAp-UERJ), Professor Dr.  Lincoln Tavares da Silva e a Coordenadora de Extensão e Formação Continuada Professora Drª. Maria da Conceição de Carvalho Rosa.
 Os cursos devem ter início no segundo semestre de 2013 e terão duração de 2 anos, atendendo professores dos  seguintes segmentos: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. A Equipe de professores formadores da UERJ estará uma vez por mês em São Pedro da Aldeia ministrando 12 horas de curso para 4 grupos distintos de docentes aldeenses, totalizando o atendimento mensal de 140 professores.
 Para a coordenadora Professora Maria da Conceição a formação continuada é extremamente importante porque o professor precisa realizar análises, base teórica, experiência, vivências metodológicas e trocas com colegas. Segundo ela, o papel da universidade é fazer a ponte nesse processo com a comunidade escolar. “Como produtor de conhecimento, o professor não pode deixar de saber”, disse a professora.
O diretor Prof. Lincoln Tavares disse que a parceria CAp UERJ / Secretaria de Educação cria mais uma rede de trocas de experiências. Ele falou sobre o papel da universidade nesse processo de troca de conhecimento. “Uma vez que somos espaço de formação, devemos compartilhar formação em todos os espaços. É função da universidade pública procurar instituições públicas para serem parceiras”, concluiu Lincoln.
O Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer,de São Pedro da Aldeia, professor Evaldo falou da importância da parceria entre as instituições.
“A gestão municipal da educação requer olhares múltiplos para os alunos e os docentes. Se queremos melhorar a educação, elevando os resultados de aprendizagem nas escolas, precisamos  buscar agências formadoras de elevada capacidade, como a UERJ,   para ofertar cursos aos docentes que não sejam apenas visões ou proposições teóricas. Queremos cursos que levem o professor aldeense à reflexão de sua prática e às mudanças necessárias”, disse Evaldo.