Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Secretaria de Educação participa de Seminário da alfabetização no Rio de Janeiro

Por Marianne Rodrigues em 20/06/2017
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, participa nesta terça-feira (20) do XII Seminário da Alfabetização nas Cidades do Rio de Janeiro – PNAIC/UFRJ. A equipe municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) está representando a cidade, acompanhada da subsecretária de Educação, Isabel Mendes. O encontro é realizado no Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O seminário tem como tema “O tempo escolar no ciclo de alfabetização: dois ou três anos?”.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, participa nesta terça-feira (20) do XII Seminário da Alfabetização nas Cidades do Rio de Janeiro – PNAIC/UFRJ. A equipe municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) está representando a cidade, acompanhada da subsecretária de Educação, Isabel Mendes. O encontro é realizado no Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O seminário tem como tema “O tempo escolar no ciclo de alfabetização: dois ou três anos?”.


 

“Participar dos debates sobre a alfabetização amplia nossa visão, nos dando propriedades para discuti-las com nossos professores. As trocas de experiências sobre a estrutura no ciclo de alfabetização nos possibilita analisar sua implementação e seus desafios”, afirmou a coordenadora do primeiro segmento, Elizângela Regueira.


  

A Coordenação Geral do PNAIC/UFRJ realiza um debate sobre a estruturação do tempo escolar no ciclo de alfabetização para os primeiros anos do ensino fundamental, considerando as inquietações de professores alfabetizadores acerca do tema. O encontro tem como objetivo analisar as possibilidades de sua implementação e ainda os desafios das secretarias de educação, escolas e professores.


 

A programação do Seminário inclui mesa de abertura, mesa redonda com a temática “BNCC e o tempo escolar da/na alfabetização”, além do painel “Desmistificando ciclo: Novos Debates”.