400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Secretaria de Educação promove confecção de tapetes de sal no feriado

Por Mônica Marins em 29/05/2013
Imagem da Notícia: Como acontece tradicionalmente em São Pedro da Aldeia, este ano, mais uma vez as Escolas da Rede Municipal de Ensino farão a confecção de 45 tapetes de sal, no dia de Corpus Christi. Esse ano a celebração será na quinta-feira (30). Os tapetes coloridos serão feitos no Centro da cidade, próximo à Praça das Águas. O trabalho de confecção terá início às 7h da manhã e os tapetes ficarão expostos até às 17h, quando acontecerá a procissão. Três temas serão trabalhados no dia de Corpus Christi: O ano da fé, a Jornada Mundial da Juventude e 50 anos do Concílio Vaticano II.

Como acontece tradicionalmente em São Pedro da Aldeia, este ano, mais uma vez as Escolas da Rede Municipal de Ensino farão a confecção de 45 tapetes com uma tonelada de sal, no dia de Corpus Christi. Esse ano a celebração será na quinta-feira (30). Os tapetes coloridos serão feitos no Centro da cidade, próximo à Praça das Águas.  O trabalho de confecção terá início às 7h da manhã e os tapetes ficarão expostos até às 17h, quando acontecerá a procissão. Três temas serão trabalhados no dia de Corpus Christi: O ano da fé, a Jornada Mundial da Juventude e 50 anos do Concílio Vaticano II.

 


A Secretaria de Educação fez a distribuição dos desenhos alusivos aos temas para todos os diretores das escolas municipais. As gravuras foram selecionadas pela comissão paroquial. Além da tinta e do sal, as escolas poderão utilizar também outros materiais como tampa de garrafa pintada, areia, tecido, pó de serra e outros materiais, estimulando a criatividade de cada escola.

 

A festa de Corpus Christi passou a integrar o calendário religioso no Brasil em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima, em Brasília. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.  A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A confecção de tapetes de rua é uma manifestação de arte popular que tem como origem a comemoração do Corpus Christi.

 

Tópicos: Feriado Tapete de Sal São Pedro da Aldeia Corpus Christi Igreja Católica