Atalhos de Acessibilidade


Rumo aos 400 anos de São Pedro da Aldeia

Prefeitura de
São Pedro
da Aldeia

Você está em:   Skip Navigation Links

Sala de Imprensa

Notícias

Secretaria de Educação realiza o primeiro encontro de merendeiras
RSS
Por Mônica Marins em 10/06/2013

Cerca de 150 merendeiras que trabalham nas escolas do município tiveram, na última sexta-feira (07), o primeiro encontro para tratar de assuntos relativos à função. O evento realizado no Teatro Municipal Dr. Átila Costa proporcionou mais conhecimento às profissionais que manipulam o alimento diariamente nas escolas. Elas receberam noções de higiene e aprenderam sobre armazenamento e estocagem da merenda corretamente. Durante todo o tempo foi reforçado o conceito de que a saúde depende da boa qualidade dos alimentos.



O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, professor Evaldo Bittencourt, falou da importância do encontro e contou um pouco da sua história pessoal. Ele lembrou que em 1983 quando trabalhou em uma escola em Botafogo conheceu dona Maria, uma merendeira que marcou a sua vida pela forma como ela fazia o seu trabalho. O secretário pediu que houvesse mais tolerância entre os colegas. “As pessoas não estão conseguindo conviver com as diferenças. O local de trabalho tem que ser agradável. Trabalhem em equipe e sejam profissionais. Criem um ambiente de trabalho humanizado, de ajuda mútua. Sejam pacientes. A escolha de ser gentil é sua. Não espere que o outro faça. Saiam daqui com a certeza de que vocês têm o meu carinho, respeito e gratidão pelo trabalho das mãos de vocês”, disse.



A subsecretária de Gestão e Planejamento, Edlúcia Marques, falou sobre as atribuições das merendeiras, tirou dúvidas trabalhistas e incentivou as servidoras a fazerem o trabalho com dedicação e carinho, já que elas como merendeiras também são educadoras.



As nutricionistas Sheila Cunha e Vanessa Ribeiro foram as responsáveis pelas palestras técnicas. Através de um vídeo, elas ensinaram como usar as luvas e toucas durante o preparo da merenda, os cuidados que devem ser tomados ao receber a merenda na escola e também como higienizar a cozinha e o refeitório antes e depois que a merenda for servida.



Mas o encontro não se restringiu aos temas referentes aos trabalhos das servidoras. Através de uma dinâmica, elas aprenderam a importância da ajuda mútua durante o trabalho. Em um momento de descontração, uma esquete sobre “Problemas no Trabalho” mostrou que a gentileza é tão importante quanto o trabalho que é desenvolvido pelos profissionais.


  • Valid XHTML 1.0 Transitional
  • Selo de Acessibilidade - DaSilva
Desenvolvido por NPI Brasil Rua Marques da Cruz, 61 - Centro / (22) 2621-1559
CEP: 28941-086