400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Secretaria de Educação realiza Seminário Municipal do PNAIC

Por Mônica Marins em 05/12/2013
Imagem da Notícia: Foi realizado nessa quarta-feira (04) o Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Desenvolvido desde o início do ano, o Pacto garantiu a formação continuada dando ênfase ao trabalho dos professores alfabetizadores, tendo como protagonista o aluno.

Foi realizado nessa quarta-feira (04) o Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Desenvolvido desde o início do ano, o Pacto garantiu a formação continuada dando ênfase ao trabalho dos professores alfabetizadores, tendo como protagonista o aluno.

Para a coordenadora do PNAIC na Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) professora Elisângela Rigueira, para que este trabalho fosse bem aceito pelos professores alfabetizadores foi de fundamental importância a compreensão e parceria de todos os educadores começando pela equipe da secretaria de Educação: secretário, subsecretárias e coordenadores, além dos professores e pais de alunos.  Ela afirma que as ações do Pacto foram de extrema relevância nas escolas: “Todas as atividades realizadas este ano foram imprescindíveis na preparação do ambiente, pois favoreceu e estimulou o trabalho dos professores alfabetizadores. Com o curso de formação, acompanhamento das práticas e auxílio do professor alfabetizador, o trabalho dos orientadores de estudo proporcionou uma aproximação valiosa entre ambos, favorecendo ainda mais a busca de novas estratégias para o desenvolvimento do aluno”, disse Elisângela.

A subsecretária de Educação Fátima Motta disse estar emocionada com todas as profissionais que estiveram envolvidas com o PNAIC. Ela reconheceu o trabalho da equipe: “Sei como elas trabalharam e lutaram. Esse trabalho foi muito importante esse ano e teve cem por cento de aproveitamento. Como as professoras trabalharam bem na escola! Tudo isto é resultado de um trabalho que foi abraçado por elas e feito com amor, com o coração. Hoje estamos encerrando uma etapa; ano que vem tem mais”, comemorou Fátima.

A diretora de Educação da SECEL Vanessa Castañón parabenizou o trabalho “incansável e a competência” da coordenadora Elisângela e agradeceu: “São Pedro da Aldeia agradece por terem assumido o Pacto de forma tão generosa”, finalizou Vanessa.

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, professor Evaldo Bittencourt disse que o trabalho feito pela equipe do PNAIC representa o sonho da maioria dos professores que querem uma educação de qualidade.  O secretário disse também que não se faz educação sem ternura, sem zelo e sem cuidado: “Quando o ser humano está movido por afetividade o resultado é extremamente positivo. Tudo o que vimos aqui é um estímulo para o trabalho de 2014. Estou emocionado por liderar uma equipe de pessoas competentes e amorosas. Tenho aprendido que não basta sonhar; temos que sonhar e “colocar a mão na massa” pelo nosso aluno que é todo o sentido do nosso trabalho”, disse Evaldo.

No decorrer da programação foram feitas homenagens a todos os que trabalharam no PNAIC. As professoras alfabetizadoras fizeram uma exposição do trabalho de letramento literário feito na sala de aula: foram elas: Maria Conceição Moura da E.M. Carolina Nazareth Teixeira Pinheiro; Cristina Rigueira da Conceição da E.M. Rubem Arruda Câmara; Clarisse de Oliveira Muniz da E.Mz. Paulo Roberto Marinho; Ana Rogéria Arruda da E.M. Antônio Rodrigues dos Santos; professoras: Ana Carolina Vieira Coelho e Monique Ambrósio da E.M. José Teixeira Paulo; Júlia Kátia Martins da E.M.Maria Celeste de Campos; Geovana Maria Nunes da E.Mz José Guimarães; Alessandra Galvão da Silva da E.Mz. Manoel Moraes da Silva e Daiana Quintanilha da E.M.Carlota Rocha da Silva.  A maioria das professoras se emocionou durante a apresentação.

A supervisora do PNAIC do Polo da Região Litorânea professora Marlene Carvalho fez um balanço do trabalho desenvolvido no ano de 2013. Após assistir as apresentações dos trabalhos feitos pelas professoras alfabetizadoras nas escolas, Marlene disse que observou entusiasmo e espírito de equipe, e destacou o diálogo fácil entre as autoridades, como o secretário, as subsecretárias e o professorado. Ela disse: “Tivemos muitos problemas esse ano, mas a determinação dos gestores que se empenharam em participar e encontrar soluções fez toda diferença. Acredito que o resultado mais importante de todo o trabalho ainda está por vir: o desenvolvimento de uma cultura profissional de formação continuada no interior das escolas,” avaliou Marlene.

A coordenadora do PNAIC, Elisângela, exibiu um vídeo com os cursos ministrados durante o ano com os professores alfabetizadores. Os  alunos do 1º ano da E.M. Carlota Rocha da Silva fizeram uma encenação baseada na música “Aquarela”, de Vinícius de Moraes.

As palestras da professora Marlene Carvalho e do secretário Evaldo Bittencourt fecharam a programação. Os temas foram os seguintes, respectivamente: “A importância da Formação Continuada” e “Relação professor aluno: construindo vínculos através da afetividade”.