Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia encerra mutirão de consultas oftalmológicas

Por Gabrielly Costa em 08/11/2018
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, encerrou mais um mutirão de consultas e exames oftalmológicos para atender aos pacientes que estavam na fila de espera da regulação municipal. Os atendimentos na Unidade Móvel do Hospital Oftalmológico Santa Beatriz (HOSB), agendados para 206 pessoas, se iniciaram na segunda-feira (05) e terminaram nesta quinta-feira (08).

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, encerrou mais um mutirão de consultas e exames oftalmológicos para atender aos pacientes que estavam na fila de espera da regulação municipal. Os atendimentos na Unidade Móvel do Hospital Oftalmológico Santa Beatriz (HOSB), agendados para 206 pessoas, se iniciaram na segunda-feira (05) e terminaram nesta quinta-feira (08).



Na oportunidade, a secretária de Saúde, Francislene Casemiro, falou sobre o público atendido pela iniciativa. “Os pacientes atendidos pela unidade móvel foram aqueles que estavam na fila de espera municipal, ou seja, o primeiro atendimento de oftalmologia. O setor de Regulação da Secretaria fez contato direto com essas pessoas, para que elas comparecessem à consulta. Nós fizemos um primeiro momento desse mutirão entre os dias 01 e 05 de outubro, onde atendemos uma média de 260 pessoas”, salientou.



A Unidade Móvel do HOSB conta com dois consultórios climatizados, dois médicos, duas assistentes e um comercial. São oferecidas consultas eletivas, incluindo acuidade visual com e sem correção, tonometria, biomicroscopia, fundoscopia e diagnose. No local, o morador passa por duas etapas: primeiro realiza um cadastro e, em seguida, entra no ônibus para a consulta.



Essa é a segunda vez que a Secretaria Municipal de Saúde traz a unidade móvel ao município para promover esse atendimento descentralizado. Uma dos 60 pacientes atendidos na quarta-feira (07), a professora universitária Rosemere da Silva falou sobre sua consulta. “Fui muito bem atendida. Como sou professora, forço muito a minha vista, então o médico esclareceu todas as minhas dúvidas e conseguiu detectar quais são os meus problemas”, comentou.

A unidade móvel prestou atendimento ao lado da Policlínica Municipal, localizada atrás do Pronto-socorro do município, no bairro Morro do Milagre.