Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Secretaria de Saúde e Conselho Municipal aprovam projeto para novas Estratégias de Saúde da Família

Por Luana Macêdo em 12/06/2019
Imagem da Notícia: A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal aprovaram o projeto que busca a readequação de três unidades básicas de saúde do município, transformando-as em novas Estratégias de Saúde da Família. O projeto foi aprovado em reunião com o Conselho Municipal de Saúde e será enviado ao Estado e posteriormente para o Ministério da Saúde. A readequação visa atender as áreas cobertas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Rua do Fogo, Fluminense e Balneário. As readequações foram propostas visando as áreas atendidas pelas UBS e o seu índice populacional, que após um grande crescimento requer um atendimento mais amplo.


A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal aprovaram o projeto que busca a readequação de três unidades básicas de saúde do município, transformando-as em novas Estratégias de Saúde da Família. O projeto foi aprovado em reunião com o Conselho Municipal de Saúde e será enviado ao Estado e posteriormente para o Ministério da Saúde. A readequação visa atender as áreas cobertas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Rua do Fogo, Fluminense e Balneário. As readequações foram propostas visando as áreas atendidas pelas UBS e o seu índice populacional, que após um grande crescimento requer um atendimento mais amplo.

A secretária de Saúde, Francislene Casemiro, falou sobre o processo de readequação para implantar novas ESF.

 “Os lugares escolhidos para esse primeiro projeto de novas ESF são áreas onde nos últimos anos houve um grande crescimento populacional, com necessidade de ampliação dos serviços ofertados e maior cobertura da rede básica de saúde. As áreas para implantação das novas equipes de ESF possuem as maiores demandas de UBS no momento. São localidades onde há grande número de moradores, escolas, pontos de comércio, e população com diferentes níveis sociais”, destacou.

O objetivo da readequação é ampliar a rede de atenção básica com foco nas Estratégias de Saúde da Família (ESF), contribuindo com as políticas nacionais de saúde e priorizando o cuidado primário para a população. O projeto aldeense de credenciamento para novas ESF apresenta a implantação de nove estratégias, contando também com Estratégias de Saúde Bucal (ESB). De acordo com o cronograma proposto, que foi baseado nas áreas atendidas e índice populacional, a UBS Balneário contará com três equipes ESF/ESB Modalidade I; na UBS Rua do Fogo duas equipes e no UBS Fluminense quatro.


Cada Estratégia de Saúde da Família (ESF) com Estratégia de Saúde Bucal (ESB) da modalidade I oferece à população uma equipe com médico generalista, enfermeiro generalista, técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde, cirurgião dentista generalistas e auxiliar de saúde bucal.

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) tem como propósito reorganizar a prática da atenção à saúde em novas bases, buscando meios de realizar ações individuais e coletivas. Essa estratégia está situada no primeiro nível de atenção, voltada para ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde dos indivíduos, de forma integral e continuada dentro do contexto familiar.