400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Secretário de Educação de São Pedro da Aldeia participa da CONAE em Arraial do Cabo

Por Mônica Marins em 14/06/2013
Imagem da Notícia: O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de São Pedro da Aldeia, professor Evaldo Bittencourt foi o palestrante no evento de culminância da etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (CONAE) realizada em Arraial do Cabo nessa quinta-feira (13). Evaldo agradeceu ao prefeito Wanderson Cardoso de Brito (Andinho) e ao secretário de Educação Luiz Cláudio Mendonça, o convite para participar do momento histórico da CONAE no contexto da Região dos Lagos.


O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de São Pedro da Aldeia, professor Evaldo Bittencourt foi o palestrante no evento de culminância da etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (CONAE) realizada em Arraial do Cabo nessa quinta-feira (13). Evaldo agradeceu ao prefeito Wanderson Cardoso de Brito (Andinho) e ao secretário de Educação Luiz Cláudio Mendonça, o convite para participar do momento histórico da CONAE no contexto da Região dos Lagos.


Logo no início da palestra Evaldo contextualizou o cenário atual da Educação brasileira, fazendo um deslocamento no tempo por meio de referência às lutas dos pioneiros da educação dos anos 1930 até a aprovação do primeiro Plano Nacional de Educação (PNE) do Brasil, em 2001. O palestrante salientou o objetivo da CONAE e destacou seu papel como provocador e instigador de reflexões acerca dos desafios nacionais, para que haja, de fato, a superação da dívida que o país tem com a educação, e com os profissionais da área.


Durante a explanação o professor evidenciou a necessidade dos enfrentamentos coletivos para que se alcance os resultados da educação com qualidade para todos. Ele explicou: “Os desafios da educação tanto em nível nacional, quanto nas esferas estaduais e municipais exigem de todos os educadores e gestores convicção e vontade política para materializar o PNE nas escolas”, disse.


Ao finalizar, Evaldo enfatizou os sete eixos da CONAE e destacou aspectos como gestão democrática, financiamento da educação, participação popular, respeito às diversidades e valorização dos profissionais. Segundo ele, são imprescindíveis o diálogo e a participação da comunidade para a construção coletiva dos caminhos que queremos para a educação no Brasil. Evaldo Bittencourt fez questão de lembrar que a CONAE é fruto da construção coletiva e recomendou que os conferencistas pensassem em ações concretas e na construção de um plano que garanta o que é comum a todos os brasileiros, nas especificidades de cada município.