Atalhos de Acessibilidade


Rumo aos 400 anos de São Pedro da Aldeia

Prefeitura de
São Pedro
da Aldeia

Você está em:   Skip Navigation Links

Sala de Imprensa

Notícias

56º Fórum dos Conselheiros Tutelares tem como palestrante secretário de Educação
RSS
Por em 06/06/2014

O 56º Fórum Permanente de Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro, que acontece desde ontem (quinta-feira), no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, foi aberto pelo secretário de Educação de São Pedro da Aldeia, Evaldo Bittencourt, nesta sexta-feira (06). “Ética e Gestão Escolar para dissolução de conflitos: Projeto Político Pedagógico e a Gestão do Fundeb”, foi o tema escolhido pelo secretário.

Evaldo Bittencourt iniciou a palestra agradecendo o convite e parabenizou o “empenho e esforço da equipe da secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação para a realização do evento”.

  Evaldo falou sobre o crescimento da banalização “daquilo que os humanos não podem admitir” e citou o escritor Otto Lara Resende “De tanto ver, a gente banaliza o olhar.” Para ele, “o perigo está no descaso da sociedade com tudo”.

Ao falar sobre ética escolar o palestrante mostrou que “por trás de uma ação de um aluno, por exemplo, há muito valores e princípios” Segundo ele, “ser ético pressupõe uma carga de obrigatoriedade e compromisso para com o outro” e enfatizou a necessidade do reconhecimento dos sujeitos protagonistas da história: pessoal e coletiva. Evaldo Bittencourt afirmou também que para os educadores “a ética é norteadora do comportamento dos atores, das ações e atitudes que estes praticam no ambiente escolar, permitindo assim o diálogo constante objetivando resolver os problemas educativos da melhor forma possível”.

Ele complementou dizendo: “As palavras convencem, mas são os exemplos que arrastam”.

O secretário também mostrou o que a secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia tem feito na prática, a fim de encontrar a resolução dos conflitos nas escolas: “Por convite da SEMED, a Diretora Executiva do “Parceiros Brasil”, Gabriela Asmar, palestrou na cidade, no início do ano letivo,  a respeito da resolução de conflitos nas escolas, apresentando a metodologia do projeto Educação para a Paz.

O professor Evaldo destacou em sua fala sobre “Gestão Escolar”, que “a gestão democrática do ensino público e a participação das comunidades escolar e local nos conselhos escolares” é o melhor caminho para o pleno desenvolvimento do indivíduo e acrescentou: “A escola sozinha mão é a redentora dos problemas da sociedade”.

Evaldo citou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) para mostrar que o Projeto Político Pedagógico de uma deve ser elaborado com a participação da família e da comunidade.

Por último o secretário fez a explanação sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e esclareceu que este atende exclusivamente “a educação básica, da creche ao ensino médio e à valorização do magistério”.

Ao finalizar a palestra Evaldo Bittencourt recorreu ao pedagogo Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo...Educação muda pessoas....Pessoas transformam o mundo”. 

  • Valid XHTML 1.0 Transitional
  • Selo de Acessibilidade - DaSilva
Desenvolvido por NPI Brasil Rua Marques da Cruz, 61 - Centro / (22) 2621-1559
CEP: 28941-086