400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Secretário participa de Fórum Nacional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação

Por Mônica Marins em 30/05/2014
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de educação, representada pelo secretário da pasta, professor Evaldo Bittencourt, participou esta semana do 6º Fórum Nacional Extraordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em Florianópolis (SC). O evento que acontece desde a última terça-feira e terminou nesta sexta, levantou e discutiu os principais pontos da gestão da educação municipal. Realizado pela Undime, neste ano o tema foi “O fortalecimento da gestão das políticas educacionais para garantir o direito à educação”. Ponto fortemente defendido pelos dirigentes participantes do evento.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de educação, representada pelo secretário da pasta, professor Evaldo Bittencourt, participou esta semana do 6º Fórum Nacional Extraordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em Florianópolis (SC). O evento que acontece desde a última terça-feira e terminou nesta sexta, levantou e discutiu os principais pontos da gestão da educação municipal. Realizado pela Undime, neste ano o tema foi “O fortalecimento da gestão das políticas educacionais para garantir o direito à educação”. Ponto fortemente defendido pelos dirigentes participantes do evento.

O ministro da Educação, Henrique Paim, falou no primeiro dia do evento e ressaltou a importância de observar de forma mais atenta e cuidadosa o setor, especialmente em um cenário em que uma parcela antes excluída do acesso à educação hoje enxerga nele uma possibilidade de ascender financeiramente. “Precisamos dar uma resposta ao imaginário de famílias e jovens, especialmente os de baixa renda”, declarou.

Durante os quatro dias, os participantes do evento tiveram a oportunidade de assistir palestras, participar de oficinas de trabalho e visitar os estandes do Ministério da Educação, para ter acesso a novas propostas educacionais e também para sanar dúvidas relacionadas a questões burocráticas e administrativas dos municípios junto aos órgãos oficiais.

Entre as palestras que participou, o secretário Evaldo Bittencourt destacou a palestra sobre “Currículo, aprendizagem, gestão e o direito à educação”, ministrada pela pesquisadora em desenvolvimento Humano Elvira Souza Lima e a do INEP sobre “Direito à educação: aprendizagem e equidade”. 

Ele também  participou da  Oficina “Gestão de Pessoas”, com representantes do MEC e da Unime. Segundo o secretário “foi uma discussão excelente sobre a reestruturação  dos Planos de Cargos e Carreira dos Profissionais do Magistério, com a assessoria técnica do MEC apoiando e orientando com base nas legislações atuais”. Outro evento  importante, de acordo com  Evaldo Bittencourt,  foi a Oficina Pedagógica com equipe da Secretaria Nacional de Educação Básica do MEC e a  Oficina sobre orçamento da Educação:  Fontes de financiamento e legislação.

 Nos quatro dias de evento, o secretário Evalo Bittencourt visitou todos os standes do MEC abertos a consultas diversas e foi conhecer uma exposição do MEC sobre transporte escolar. O secretário aldeense também manteve contatos  com equipes técnicas e Diretorias do MEC,  com avançada articulação,  a fim de recebê-los em São Pedro da aldeia para uma pauta com foco em currículo e qualidade do ensino e também  para orientações acerca de reformulação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) e do novo Plano Municipal de Educação.