400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Segunda edição do Stand Up for Life, apoiado pela Prefeitura, foi sucesso em São Pedro da Aldeia

Por Mônica em 04/11/2013
Imagem da Notícia: O II Stand Up for Life realizado no último sábado na lagoa Araruama, em São Pedro da Aldeia, com apoio da Prefeitura, superou todas as expectativas. A chuva bem que apareceu de manhã, mas foi apenas para refrescar. O vento nordeste estava forte, mas não chegou a impedir a realização das provas. O céu azul e o sol forte proporcionaram um visual ainda mais bonito à lagoa. Ainda era bem cedo quando começou a movimentação na areia. O evento contou com a presença do Prefeito Cláudio Chumbinho.

O II Stand Up for Life realizado no último sábado na lagoa Araruama, em São Pedro da Aldeia, com apoio da Prefeitura, superou todas as expectativas.  A chuva bem que apareceu de manhã, mas foi apenas para refrescar.  O vento nordeste estava forte, mas não chegou a impedir a realização das provas. O céu azul e o sol forte proporcionaram um visual ainda mais bonito à lagoa. Ainda era bem cedo quando começou a movimentação na areia. O evento contou com a presença do Prefeito Cláudio Chumbinho.

Promovida pelo Programa Pela Vida Sem Drogas (Provide), a competição atraiu pessoas de todas as cidades da região, muitas não conheciam o esporte e tiveram a oportunidade de aprender na prática, a remar em pé em cima da prancha de surf.  O prefeito Claudio Chumbinho não teve dificuldade, como anfitrião ele foi quem deu a largada e aprovou. “Gostei tanto que já estou interessado em praticar o esporte”, disse. Para o prefeito, eventos como este são importantes porque movimentam a lagoa e divulgam a cidade. Chumbinho afirmou que tem incentivado a prática de esportes na lagoa a fim de atrair cada vez mais turistas.

Após o início oficial do II Stand Up for Life, os quarenta e um competidores deram um show de beleza quando entraram na água para a largada. A competição aconteceu entre três categorias: Fun Race 3 km, Fun Race 6 km e Sup Race 9 km, feminino e masculino. Com tempo de prova os primeiros colocados começaram a chegar.  Para a maioria dos atletas, o vento tornou a prova mais difícil.

Um dos momentos emocionantes foi quando o atleta Jonas Letiere cruzou o portal de chegada. Jonas perdeu os dois ante braços  após sofrer um acidente há dois anos e depois de tentar surfar de long board sem sucesso, teve a ideia de adaptar um remo e tentar surfar de Stand UP Paddle. Deu certo. Desde então ele vem participando de diversas competições. Em São Pedro da Aldeia Jonas concorreu na prova de 6km mas não foi classificado.

Das mulheres que competiram apenas duas completaram a prova. Quem não conseguiu fazer o percurso até o final teve apoio do Jet ski para voltar. Para Samuel Belo, que já havia participado de três competições anteriormente, foi um milagre completar a prova de seis km: “Foi muito difícil fazer as manobras com um vento tão forte”.

Com uma estrutura profissional, o evento mobilizou cerca de 50 pessoas. Além dos equipamentos de segurança como Jet ski, lancha e ambulância, os participantes das provas puderam contar também com o apoio de enfermeiros e guarda-vidas para eventuais acidentes. Uma tenda com água e frutas para os atletas foi montada próximo ao portal para facilitar a hidratação.

De acordo com os organizadores o principal objetivo do evento é divulgar as ações do Provide, como explica o presidente da instituição Samuel Bello. “Me sinto realizado pelo evento que foi um sucesso, porém estou ainda mais feliz pela causa que é. O esporte é uma forma criativa de levantar a bandeira do combate e prevenção das drogas. Muitas vidas estão sendo ceifadas e há muitas famílias chorando por não saberem o que fazer, é isso que nos motiva a estar aqui”, disse Samuel.

O Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Evaldo Bittencourt e o Secretário de Governo, Edmilson  Bittencourt, também prestigiaram o evento.