Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Prefeitura de São Pedro da Aldeia comemora Semana da Consciência Negra

Por Viviane Teixeira em 12/11/2014
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia dá início às comemorações pelo Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, com a realização de atividades diversas voltadas para a cultura negra local, apresentação de filme para alunos da rede municipal e atividades culturais na Praça da Igreja Matriz. A Semana da Consciência Negra no município acontecerá entre os dias 13 a 19.


A Prefeitura de São Pedro da Aldeia dá início às comemorações pelo Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, com a realização de atividades diversas voltadas para a cultura negra local, apresentação de filme para alunos da rede municipal e atividades culturais na Praça da Igreja Matriz. A Semana da Consciência Negra no município acontecerá entre os dias 13 e 19.



Dando início às atividades, nesta quinta-feira  (13) acontece a abertura oficial da exposição “Raízes Negras na Aldeia”, às 20h, na Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos. A exposição é formada por uma coletânea de 30 fotos que retratam a vida do negro em São Pedro da Aldeia. Entre as fotos estão acervos de famílias e de amigos que contam a história da contribuição do negro na economia e na cultura local. Além das fotografias, estarão expostos objetos e elementos da culinária quilombola. Neste dia o evento é destinado apenas a convidados. A exposição será aberta ao público na sexta-feira, dia 14, e permanece na casa cultural até o dia 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h e aos sábados e domingos das 18h às 21h. A mostra “Raízes Negras na Aldeia” conta com a realização da Secretaria Municipal de Educação, através da Subsecretaria de Diversidade, Inclusão e Educação Integral, além das Secretarias de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Ambiente, Lagoa e Pesca e Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda.


De acordo com a curadora da exposição e Coordenadora das Escolas do Campo, Elizabeth Franco, a ideia de reunir as fotos em exposição surgiu através do trabalho realizado junto às escolas rurais do município: “Realizamos um trabalho de resgate da memória histórica da vida rural e, através deste trabalho, chegamos ao resgate da vida do negro no município com um material rico a ser apresentado à população”.


Nos dias 17 e 18, serão realizadas as atividades na Praça da Igreja Matriz, das 8h às 15h. Nestes dias, alunos das escolas municipais farão apresentações, visitarão a exposição Raízes Negras na Aldeia e assistirão ao filme “Kiriku e a Feiticeira”, longa-metragem de animação franco-belga, de 1998, dirigido por Michel Ocelot, que será exibido no Cine Clube Estação São Pedro.


No dia 19 de novembro, a Semana da Consciência Negra será encerrada de forma muito especial com a visitação de alunos da rede à Escola Municipal Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, no bairro Botafogo, das 8h às 12h.


A Semana da Consciência Negra é uma realização da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) que conta com a Diretoria de Promoção das Políticas Públicas de Igualdade Racial (DIPPPIR) de São Pedro da Aldeia.