400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Semana da Consciência Negra: escolas se reúnem na praça para atividades culturais

Por Viviane Teixeira em 18/11/2014
Imagem da Notícia: Tem continuidade hoje, dia 18 de novembro, em São Pedro da Aldeia, a Semana da Consciência Negra que reúne alunos das escolas municipais em atividades culturais na Praça da Igreja Matriz, no centro da cidade. Coral, dança e capoeira deram o tom da manhã no evento realizado pela Prefeitura aldeense, através da Secretaria Municipal de Educação.


 

Tem continuidade hoje, dia 18 de novembro, em São Pedro da Aldeia, a Semana da Consciência Negra que reúne alunos das escolas municipais em atividades culturais na Praça da Igreja Matriz, no centro da cidade. Coral, dança e capoeira deram o tom da manhã no evento realizado pela Prefeitura aldeense, através da Secretaria Municipal de Educação.



Neste período do dia se apresentaram a Escola Municipal Vinhateiro, a Escola Municipal Dr. Plínio de Assis Tavares, a Escola Municipalizada Retiro, a Escola Municipal Dulce Jotta de Souza, a Escola Municipal Professora Dulcinda Jotta Mendes, a Escola Municipalizada Capitão Costa e a Escola Municipal Rubem Arruda Câmara.



O evento contou com as presenças da subsecretária de Educação, Fátima Motta, e da subsecretária de Diversidade, Inclusão e Educação Integral, Ângela Sampaio. Para Fátima Motta, o evento é uma forma de fazer com que os alunos conheçam mais sobre a história e a cultura negra: “Eventos como este representam a preservação, o resgate da nossa história e de nossas origens e é por isso que devemos sempre incentivar estes projetos para que não esqueçamos as nossas raízes”, disse a subsecretária.



A subsecretária de Diversidade, Inclusão e Educação Integral, Ângela Sampaio, lembrou a importância de falar do negro e de sua cultura sem que seja necessário se remeter à época da escravidão: “Queremos que as crianças vejam o negro no que diz respeito à cultura, à gastronomia, enfim, toda a influência afrodescendente em nosso dia a dia. Essa é uma forma de resgatar a nossa origem”, disse.



Após as apresentações na Praça, as crianças visitaram a exposição “Raízes Negras na Aldeia”, que foi inaugurada no dia 13 de novembro e segue em cartaz até o dia 30 do mesmo mês. A exposição fotográfica e de objetos antigos remonta a história e a cultura do negro em São Pedro da Aldeia e está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e domingos das 18h às 21h na Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, que funciona à Rua Francisco Coelho Pereira, 255, Centro de São Pedro da Aldeia.


Na parte da tarde a programação da Semana da Consciência Negra continua com a participação dos alunos das escolas Professora Maria Celeste de Campos, Escola Municipal Jardim Primavera, Escola Municipalizada Lucinda Franciscone Medeiros e Escola Municipal Vidal de Negreiros. A partir das 15h, os alunos assistirão ao filme “Kiriku e a Feiticeira”, longa-metragem de animação franco-belga, de 1998, dirigido por Michel Ocelot, no Cine Clube Estação São Pedro.


Amanhã, (19) haverá o encerramento do evento com a visita de alunos da rede municipal à Escola Municipal Quilombola Dona Rosa da Silveira, no bairro Botafogo.


A Semana da Consciência Negra é uma realização da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria Municipal de Educação, que abriga a Diretoria de Promoção das Políticas Públicas de Igualdade Racial (DIPPPIR) do município.