Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Semana da Consciência Negra reúne alunos do município em atividades culturais

Por Viviane Teixeira em 18/11/2014
Imagem da Notícia: Durante a manhã de ontem, dia 17 de novembro, alunos da rede municipal de ensino de São Pedro da Aldeia participaram de atividades da Semana da Consciência Negra na Praça da Matriz, no centro do município. Apresentação rítmica, roda de capoeira e uma visita à exposição “Raízes Negras na Aldeia”, em cartaz na Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, marcaram o evento.


 

Durante a manhã de ontem, dia 17 de novembro, alunos da rede municipal de ensino de São Pedro da Aldeia participaram de atividades da Semana da Consciência Negra na Praça da Matriz, no centro do município. Apresentação rítmica, roda de capoeira e uma visita à exposição “Raízes Negras na Aldeia”, em cartaz na Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, marcaram o evento.



Com as presenças da subsecretária adjunta de Educação, Edlúcia Marques, e da subsecretária de Diversidade, Inclusão e Educação Integral, Ângela Sampaio, o encontro reuniu alunos da Escola Municipal Professora Maria da Glória Santos Motta, da Escola Municipalizada Paulo Roberto Marinho, da Escola Municipal Antônio Vieira de Andrade e da Escola Municipal Elízio Henrique de Paiva.



Falando sobre o evento em homenagem à cultura negra, a subsecretária Ângela Sampaio deu as boas vindas aos presentes: “É com muita alegria que recebemos vocês hoje aqui, espero que todos aprendam e aproveitem bastante”, disse.


As apresentações tiveram início com o grupo de percussão Tigres da Aldeia, da Escola Municipalizada Paulo Roberto Marinho, no bairro São Mateus. O grupo faz parte do Projeto Mais Educação, do Governo Federal, aplicado em escolas do município aldeense.



Após, formou-se a roda do Centro Cultural de Capoeira Império, do Mestre Camélia. O grupo também faz parte do Mais Educação e conta com cinco núcleos formados nas escolas municipais. Com muita dança, e acrobacias, o grupo de capoeira conquistou os presentes.



Ao final das apresentações, os alunos receberam pinturas com temática africana feitas por uma equipe do Horto Escola Artesanal e visitaram a exposição “Raízes Negras na Aldeia”, que foi inaugurada no dia 13 de novembro e segue em cartaz até o dia 30 do mesmo mês. A exposição fotográfica e de objetos antigos remonta a história e a cultura do negro em São Pedro da Aldeia.



Os alunos conheceram ainda o ônibus “Não dê tempo para a Dengue”, do Ministério da Saúde, que está em visita à cidade por solicitação da Prefeitura, através da secretaria municipal de Saúde. O veículo, onde é feita uma palestra educativa sobre a prevenção à doença, vai visitar escolas municipais nesta semana.



A Semana da Consciência Negra é uma realização da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria Municipal de Educação, que abriga a Diretoria de Promoção das Políticas Públicas de Igualdade Racial (DIPPPIR) do município.